Viagens corporativas

Como fazer networking do jeito certo (e viajando!)

Networking é um aspecto muito importante para se ter sucesso no mundo dos negócios

A maioria dos conteúdos na internet tratam do networking em uma camada rasa. Isso pode ser devido ao fato de que, na realidade, não há uma fórmula pronta.

Mas afirmamos algo: existem algumas dicas que te ajudam a ampliar sua rede profissional e viagens de negócios oferecem oportunidades incríveis para colocá-las em prática.

Saiba como!

Pessoas em uma reunião corporativa despojada

O que é networking?

 

Temos certeza de que a definição de networking você já deve ter encontrado em dezenas de conteúdos. Ainda assim, para falarmos a mesma língua, vamos à definição que melhor se encaixa à nossa proposta. E para isso vamos recorrer ao dicionário de Oxford:

“(Networking is) a system of trying to meet and talk to other people who may be useful to you in your work”

Perceba que, diferente de boa parte dos conteúdos que encontramos por aí, Oxford entende o networking como um sistema e não como a rede de contatos. Repetindo, agora em português, para reforçar: networking é um sistema de tentativas para conhecer e conversar com pessoas que podem ser úteis à sua profissão.

Estamos falando da prática, o ‘como fazer’ isso. Então, qual é o seu sistema para tentar conhecer e conversar com pessoas que possam ser úteis à sua profissão?

Aliás: você sabe quem são essas pessoas?

Sobre pessoas e ‘utilidade’

 

Não somos robôs, mas somos bombardeados com discursos e demandas que nos levam a questionar o quão humanos somos ou podemos ser. Dito isso, para você — e para a maioria das pessoas que leu o tópico anterior — a expressão ‘pessoas úteis’ não soa amistosa.

Somos cercados por muitas demonstrações de práticas antiquadas, que vinculam negócios a uma relação de ‘ganha e perde’. Ou seja: uma parte precisa perder (ser explorada), para que outra lucre.

Networking não é sobre isso.

Aliás, o networking não funciona em contextos em que você não pode oferecer nada em troca para a outra pessoa. Ambos os lados precisam ganhar.

Mas precisamos ser realistas e entender que networking também não é sobre se encontrar com pessoas porque são interessantes, bem-humoradas ou tem os mesmos hobbies. É sobre trabalho, negócios e conhecimento.

Networking de sucesso é aquele que permite que seu negócio alcança patamares mais altos.

Conhecer e ser conhecido são importantes ferramentas para alcançar uma grande variedade de objetivos profissionais. E estamos falando de objetivos tanto para quem representa uma empresa quanto para quem a comanda. Alguns deles:

  • ter acesso a informações importantes sobre processos e oportunidades no mercado;
  • acesso a serviços inovadores e condições exclusivas de negociação;
  • se colocar à disposição para ocupar vagas de trabalho;
  • fortalecer a sua marca pessoal ou da sua empresa;
  • e, principalmente, fechar novos negócios.

Como cada um desses componentes muda de setor para setor, função e organização, o networking é e sempre será diferente para cada profissional.

Você precisa saber aonde quer chegar, quais conhecimentos e oportunidades precisa. Além disso, precisa entender o seu real valor e como aproveitá-lo para gerar novas oportunidades.

Como as viagens de negócios afetam o networking

 

Grande parte do networking é feito de forma remota: trocas de e-mails, ligações, mensagens e até mesmo redes sociais. Mas, o contato à distância não tem o mesmo impacto de conversas cara a cara e a partilha de momentos em eventos presenciais.

Conhecer alguém presencialmente é capaz de mudar toda a sua percepção sobre uma pessoa, mesmo após ter lido todo o currículo e até algumas fotografias em redes sociais, não é? Pense que o mesmo se aplica ao olhar delas sobre você.

Estar fisicamente próximo é se posicionar como um profissional acessível para conversas, trocas de conhecimento e para novos negócios. Para isso as viagens de negócios são um trunfo, pois permitem aproveitar melhor o tempo dos longos trajetos que te levam a lugares onde muitos outros profissionais estão.

Mas OK, você já entendeu que é importante estar fisicamente nos mesmos espaços que as pessoas de interesse. Mas como fazer isso?

É do que vamos falar agora!

Pessoas conversando e rindo em uma reunião corporativa.E como eu faço networking enquanto viajo?

 

São várias as formas. Algumas pessoas viajam apenas para aproveitar tais oportunidades, como profissionais especialistas que batem ponto em grandes feiras de setor ou convenções.

Há também profissionais que exploram oportunidades quando já estão com viagens marcadas por outras razões. É o caso quando precisam fazer uma visita técnica a um cliente ou fornecedor, aproveitando a viagem para se reunir com outros profissionais.

E há também quem faça as duas coisas, potencializando ao máximo o networking. Seja qual for seu perfil, as principais oportunidades de networking em viagens de negócios são:

Eventos de nicho

 

Os eventos corporativos e feiras de negócios são pontos de encontro para profissionais do mesmo setor. A sua presença e a de sua empresa em eventos ajuda a fixar a marca na memória das pessoas.

É comum que nenhum novo acordo ou contrato seja fechado em um evento, mesmo quando você tem um stand ou realizou uma participação relevante entre as palestras do dia, porém, são ações que abrem portas para negociações futuras.

Quando houver uma viagem marcada, faça uma pesquisa sobre os eventos que acontecerão na cidade ou na região. Os eventos podem ser de outros nichos. São oportunidades para conhecer profissionais de outras áreas complementares ou observar mais de perto um possível mercado.

Há diferentes abordagens em networking, sejam elas espontâneas ou por iniciativa de alguma das partes. Momentos cruciais desses encontros são os de dúvidas em uma palestra, discussões em workshops e coffee breaks.

Networking também pode ser realizado durante palestras.Espaços de coworking dos hotéis

 

Aproveitando o aumento de viajantes em busca de bleisure (a combinação entre viagem de negócio e de lazer), muitos hotéis já estão oferecendo espaços de coworking dentro de sua estrutura. São ambientes onde profissionais de diversas áreas se encontram de maneira espontânea.

Sempre que for necessário trabalhar ao longo de sua estadia em um hotel, verifique se há um espaço de coworking e o use. Há quem faça um mapeamento de onde pessoas que desejam conhecer se hospedarão. Assim, aumentam suas chances de ter um networking qualificado em um lounge ou espaço de coworking do hotel.

Marque reuniões

 

Seria a maneira mais ‘direta’ de conhecer ou conversar com outros profissionais, mas isso depende de um contato prévio. Podemos considerar como uma extensão do trabalho de networking realizado em plataformas online, como o LinkedIn.

Já está com uma viagem marcada? Verifique na sua rede quem são pessoas de interesse que moram por lá e mande uma mensagem convidando para um café ou almoço.

Aliás, já percebeu que muitos profissionais publicam em suas redes sociais onde estarão na próxima semana? É um convite para que os interessados nessas redes se sintam convidados a agendar um encontro.

Mas atenção, não deixe de planejar sua viagem e seus compromissos com cautela, criando momentos de descanso entre tais reuniões.

Dicas para potencializar o networking em viagens corporativas

 

Escolha bem o hotel

 

Verifique sempre a estrutura do hotel dedicada a profissionais, como internet rápida, espaços de coworking, disponibilidade de salas para pequenas reuniões e bons restaurantes internos para agendar refeições com seus convidados.

Outro fator na escolha, é buscar aqueles que ofereçam outros serviços extras para relaxar sem ter que sair da estrutura do hotel (como spa, biblioteca e academia), otimizando seu tempo.

Planejamento social

 

Caso já tenha encontrado um evento próximo da cidade onde se hospedará, confira quais serão os temas abordados e quem serão os palestrantes. Mais uma vez, o LinkedIn é uma plataforma fundamental nesse momento. Pesquise possíveis profissionais de interesse e faça contato antes da viagem, promovendo um networking.

E não subestime o potencial dos cartões de visita (digitais ou físicos). Garanta que os possíveis encontros deixem marcas e meios para que possam entrar em contato com você no futuro.

Comportamento

 

Seguem algumas dicas de comportamento durante as reuniões de networking:

  • foque sempre na estratégia “ganha-ganha”: inicie contatos já tendo em mente o que pode oferecer como valor e o que está procurando;
  • falar da vida pessoal: para ‘quebrar o gelo’ é algo bem positivo, porém, não seja invasivo e não deixe de fazer a transição para assuntos profissionais;
  • e evite temas polêmicos: alguns assuntos podem gerar mais danos do que benefícios e existem diversos temas politizados demais para serem abordados por acaso.

Pesquise bastante sobre seu destino a fim de evitar choques culturais. Se possível, peça apoio de um profissional ou alguém que já fez a mesma viagem. Isso é particularmente importante quando estamos falando de outro país.

Pessoas conversando durante um jantar de negócios.

Soluções da Voetur

 

Nós, da Voetur Turismo, estamos à frente entre as principais TMC’s do Brasil e podemos te ajudar planejando sua próxima viagem incrível pelo mundo ou para os eventos de seu nicho, apoiando o crescimento do networking da sua empresa.

Entre nossas soluções estão:

  • consultoria de viagens;
  • gestão de cotação para encontrar as melhores tarifas de passagens e reservas;
  • suporte 24 horas e 7 dias por semana durante sua viagem;
  • e um sistema simples e intuitivo para acessar tudo isso com poucos cliques.

Despertamos seu interesse? Então conheça mais de nossas soluções e agende hoje mesmo um cafezinho conosco.

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