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Como garantir o engajamento em eventos digitais?

By 25/04/2022 No Comments
engajamento digital

Eventos híbridos são uma realidade consolidada durante a pandemia. É claro que a aceleração da vacinação mundo afora e a flexibilização de protocolos sanitários irá ajudar na retomada dos eventos presenciais, mas o fato é que o mundo nunca mais será o mesmo. Alguns encontros tendem a adotar o modelo online ou o híbrido daqui para a frente, uma vez que as empresas enxergaram neles a possibilidade de reduzir custos e expandir a audiência.

O ponto central dos encontros digitais é garantir o engajamento do público, e é exatamente nessa questão que pairam as maiores dúvidas. Afinal, ainda que haja um investimento menor na comparação com um evento presencial, o digital também demanda gastos e é preciso equilibrar o ROI. Como garantir, então, que o convidado faça o login na plataforma e realmente seja impactado pela programação proposta em ambiente online?

O primeiro cuidado é, obviamente, garantir que o conteúdo seja relevante à sua audiência. Para isso, é preciso ser objetivo na escolha do tema, privilegiando assuntos relacionados ao cotidiano profissional. Um evento que apresenta ferramentas e soluções para desafios comuns, por exemplo, desperta o interesse e mantém todos atentos.

Tempo rei

Lembre-se que o tempo é escasso e capriche no planejamento, dosando momentos de conteúdo e outros de descontração para manter a plateia ligada! A regra da moderação vale aqui também: é preciso entender o nível de conhecimento do público em relação ao assunto abordado para não se estender demais – o que pode tornar a programação maçante e dispersar o convidado da transmissão – e nem de menos – deixando os participantes com dúvidas em relação ao conteúdo abordado.

E, por falar em dúvidas, é essencial que a programação preveja momentos de esclarecimento com a participação da plateia. Converse com o apresentador e, independentemente do formato do evento – painel, seminário, palestra, debate e outros – estimule-o a manter o contato com o público que o vê pela tela do computador ou smartphone. Sessões de perguntas e respostas são muito bem-vindas!

Outra estratégia para criar momentos de interação com os participantes é abrir espaço para a trocas de experiências e inserir quizzes durante a programação. Diversos sites e aplicativos oferecem essa facilidade! Fazer as enquetes atreladas à distribuição de brindes aos que acertarem mais respostas é outro caminho certo para manter a plateia ligada na programação. Afinal, quem não gosta de um mimo?

É importante selecionar itens práticos e funcionais e fazer a compra com antecedência para inserir a sua identidade visual no produto. Assim, toda vez que o colaborador utilizar o produto ele irá se lembrar da experiência positiva que teve com a sua marca. Ah, e não se esqueça de pensar na dinâmica de entrega do brinde!

Ao final do evento, é essencial colher a opinião dos participantes em relação aos destaques e eventuais pontos de melhoria. Essas iniciativas fortalecem a ligação da sua empresa com a audiência e mostram que a opinião dos participantes tem importância para a organização.

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