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Convenção de vendas: como organizar uma?

Realizar uma convenção de vendas requer investimento, não é verdade? Então é muito importante que esse tipo de evento gere resultados positivos e impacte positivamente a sua equipe, com o objetivo de tornar o seu negócio cada vez mais lucrativo.

O planejamento e organização de uma convenção de vendas envolve muito mais do que a escolha de um local, escolha de palestrantes, alimentação e transporte. Na verdade, essa é a parte mais fácil do processo.

Hoje, aqui em nosso blog, você irá aprender a importância de uma convenção de vendas, seus objetivos e outras dicas essenciais para organizar um evento que ficará marcado na memória da sua equipe!

O que é uma convenção de vendas?

Integrar o time comercial é fundamental para atingir resultados cada vez melhores, ainda mais quando a sua empresa tem colaboradores em diferentes estados ou países.

Para alinhar processos e traçar novas estratégias de ação, você pode realizar uma convenção de vendas. A maior vantagem desse tipo de evento é poder definir objetivos de forma mais participativa, envolvendo toda a equipe.

Apesar de ser totalmente voltada para o trabalho, é importante lembrar de incluir atividades de lazer que criem momentos de descontração: elas são fundamentais para engajar o time e tornar a relação entre a organização e os colaboradores ainda mais proveitosa.

É por isso que esse tipo de evento geralmente é realizado em ambientes agradáveis, que proporcionam leveza. Os participantes não devem se sentir como se estivessem em uma rotina empresarial.

Todo o planejamento do evento deve ser pensado a fim de cumprir alguns objetivos: 

  • Motivar toda a equipe
  • Integrar os profissionais
  • Alinhar as estratégias de todas as unidades com a força de vendas
  • Divulgar e analisar os resultados do último período
  • Preparar os colaboradores para pelo menos uma ação específica a ser desenvolvida no próximo período
  • Traçar novas metas e estratégias

Encontrando o lugar ideal

Apesar de ser muito comum escolher hotéis e resorts para a realização de uma convenção de vendas, é preciso levar em consideração a realidade do seu orçamento para não comprometer as finanças organizacionais.

O importante é passar a mensagem sobre o que se espera de todos no ano seguinte, mostrando como a empresa está se preparando para ajudá-los. Por isso, dependendo do caso, vale procurar por opções de locais mais acessíveis que cumpram esse papel. 

Como realizar palestras e treinamentos?

Na hora de escolher os palestrantes da sua convenção de vendas é preciso se atentar para buscar pessoas qualificadas que não se restrinjam à teoria. Eles precisam gerar insights em seu time! 

Mas não pense que você precisa, necessariamente, contratar palestrantes famosos ou escolas especializadas. Líderes que se destacam na equipe, gestores de vendas e vendedores mais experientes podem contribuir muito com esse objetivo.

Um ponto a se observar é que se a sua equipe não está performando muito bem, palestras motivacionais podem ser uma opção bastante estratégica. Entender a dor do seu colaborador e ajudá-lo a enfrentá-la demonstra empatia e gera motivação.

Cronograma de atividades

Elaborar um cronograma com horários para iniciar e encerrar todas as atividades é essencial. Os participantes do evento devem ser instruídos com antecedência para que possam se organizar.

Algumas atividades devem compor sua convenção de vendas, como por exemplo:

  • Discurso do CEO 
  • Cafés da manhã, almoços e jantares
  • Palestras
  • Apresentação do planejamento de vendas para o ano seguinte
  • Apresentação de novos produtos e serviços
  • Dinâmicas de grupos
  • Entrega de prêmios para melhores vendedores ou da campanha de incentivo

Além de assuntos corporativos, inclua no cronograma momentos de lazer, integração e celebração entre os profissionais. 

Happy hours, churrascos e coffee breaks são tão importantes quanto as palestras e treinamentos, já que o clima de descontração permite a troca de conhecimento entre diferentes setores e equipes de forma espontânea.

Ideias de brindes para sua convenção de vendas

Quem não gosta de levar uma lembrança de um momento especial para casa? Os brindes corporativos costumam fazer sucesso em uma convenção de vendas.

Algumas sugestões de brindes são mochilas e cadernos, squeeze com a marca da empresa, acessórios para smartphones, cases de notebooks, baterias portáteis. Nessa hora vale ser criativo, pois há opções para diversos gostos.

Conte com a ajuda da Voetur Turismo!

A convenção de vendas é uma ótima ferramenta para gerar foco, propor desafios, compartilhar informações, engajar os colaboradores e corrigir falhas. 

É uma excelente oportunidade para a empresa se comunicar com o funcionário de forma leve e se preparar para um novo ciclo. 

A Voetur Turismo está há 40 anos no mercado e está preparada para atuar no planejamento 360° no segmento de MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) para realizar o seu evento, seja ele on-line, híbrido ou presencial. 

Acesse o nosso site e entre em contato para que possamos te auxiliar na sua próxima experiência corporativa!

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