Viajar tem relação direta com o desenvolvimento de novas habilidades, principalmente no campo das competências sociais, e isso se deve muito à experiência de viagem. Neste conteúdo, vamos explorar como esta relação pode se tornar uma oportunidade valiosa tanto para você quanto para a sua empresa.
O que significa transformar viagens corporativas em experiência?
Viagem é, definitivamente, muito mais do que ver belas paisagens e tirar fotos memoráveis. Ao menos é isso que a ciência vem provando.
Adam Galinsky, professor da Columbia Business School, tem se debruçado sobre a relação entre a experiência de viagem e o desenvolvimento da criatividade. Seus estudos, publicados ao longo da última década, têm estabelecido a conexão entre a flexibilidade cognitiva – capacidade de alternar entre diferentes ideias – e o hábito de viajar.
A flexibilidade cognitiva é um fator chave para desenvolver a criatividade, uma competência essencial para encontrar novas percepções e propor novas soluções aos problemas do cotidiano de uma organização.
Os dados de Galinsk estão em acordo com outros estudos. Segundo a Harvard Business Review, uma pesquisa americana feita com 485 adultos associou a exposição em viagens com melhor capacidade de direcionar atenção e energia para resolver problemas.
De acordo com o mesmo artigo, outra pesquisa – desta vez chinesa – descobriu que aqueles com experiência de viagem para mais países se empenham mais na interação com pessoas para adquirir novos conhecimentos, filosofias e habilidades.
Além do desenvolvimento destas soft skills, uma viagem produz no colaborador uma compreensão melhor sobre certos temas. É o caso, por exemplo, de quem adquire mais conhecimento sobre práticas ESG quando realiza uma viagem imersiva em um eco lodge ou camping em uma reserva natural protegida.
Ou, ainda, quando adquire conhecimentos profundos sobre as tradições indígenas ao viajar à Amazônia. As viagens são poderosas ferramentas de aprendizado.
Mas claro, não é qualquer viagem que permite este desenvolvimento.
“O processo fundamental e crítico é o envolvimento multicultural, a imersão e a adaptação. Alguém que vive no exterior e não se envolve com a cultura local provavelmente receberá menos impulso criativo do que alguém que viaja para o exterior e realmente se envolve com o ambiente local”, ressalta Adam Galinsky em uma entrevista para a The Atlantic.
Em resumo, a qualidade – e o nível da imersão – da experiência de viagem é determinante para melhorar a criatividade.
Um case interessante é o da Cromatic, uma agência criativa com sedes em Dresden e Berlim. Tornou-se tradição anual uma viagem de acampamento onde diversas habilidades são exercitadas. Em uma delas, que levou a equipe em uma caminhada até a Suíça, colocaram à prova habilidades em grupo.
Tais habilidades foram testadas tanto em questões corriqueiras, como cozinhar, quanto em atividades mais direcionadas, como um projeto criativo para uma campanha eleitoral hipotética em que precisavam fazer todo o planejamento ainda durante a viagem.
Como garantir que a experiência de viagem produza resultados positivos para a sua empresa?
Planejar viagens que possam valorizar o colaborador, descansá-lo e ainda desenvolver novas habilidades não é uma tarefa simples: requer experiência no planejamento.
Nossa principal recomendação é que o faça com o apoio de um consultor de viagem ou até mesmo delegue este planejamento a uma empresa especializada no setor, como a Voetur Turismo.
Leia mais: A agência de viagem corporativa como sua parceira.
Mas, caso seja você quem esteja conduzindo este planejamento, preparamos algumas dicas abaixo.
Valorize o trabalho remoto
Essa é uma dica particularmente valiosa quando estamos falando de Bleisure, ou seja, de uma viagem a trabalho que é estendida para uma viagem de lazer.
Valorizar o trabalho remoto significa garantir que o viajante tenha uma estrutura completa para conseguir acesso às informações que precisa e uma boa dinâmica de atividades com sua equipe, mesmo à distância.
Isto garante mais fluidez entre os momentos de lazer e os de trabalho ao longo da viagem.
Não subestime a importância do Duty of Care
Neste conteúdo onde abordamos em mais detalhes esta prática de cuidado com o colaborador, reforçamos como o Duty of Care vem se tornado peça central na qualidade de viagens corporativas.
Com um bom Duty of Care, a empresa consegue garantir segurança ao colaborador para qualquer imprevisto que possa acontecer, fornecendo uma tranquila experiência de viagem.
Considere experiências de viagem para Team Building
Uma prática comum no mercado tem sido as viagens de Team Building, dedicadas principalmente a garantir que a equipe saia de sua zona de conforto – e das paredes da empresa – para uma experiência imersiva que os desafie a encontrar soluções em grupo.
Tais atividades podem ser mais desafiadoras e levá-los ao limite físico do trabalho em equipe, como nos passeios em caiaque e trekking em viagens corporativas – a exemplo do que realizam algumas empresas nacionais como a Selva Aventura, sediada em São Paulo.
Ou, no sentido oposto, podem simplesmente fazer parte de uma experiência de viagem para descanso e bem-estar. A Duit, também de São Paulo, realiza periodicamente viagens de Team Building que envolvem experiências como produzir o próprio vinho (winemaking), fazer pizza e até mesmo construção de Karts mecânicos com direito à corrida.
Foto: Selva Aventura/reprodução.
Experiência de viagem: benefícios para a marca da sua empresa
Além de estimular habilidades que conduzem à inovação dentro da empresa e valorização dos profissionais, a experiência de viagem pode permitir ganhos em branding para a empresa.
Foi este o resultado alcançado pelo grupo Tenco de Shopping Centers. Em 2015, ao longo da inauguração de um shopping em Boa Vista (Roraima), a empresa lançou o desafio de conduzir uma expedição ao Monte Roraima.
A atividade levou cerca de vinte colaboradores a uma viagem que envolveu, além do trajeto, treinamentos de resistência e escalada com um personal trainer.
Foto: Grupo Tenco/reprodução.
Garanta a melhor experiência de viagem com a Voetur Turismo
Como vimos, o estímulo à inovação e a valorização do colaborador pode ser combinado com ações de branding com grande impacto sobre a sua organização por meio da experiência de viagem.
Mas tudo isso só é possível com um bom planejamento e condução da experiência de viagem.
Por isso, ter ao seu lado uma empresa de turismo capacitada é essencial. Nós, da Voetur Turismo, somos especialistas no assunto e fornecemos todas as informações que você precisa.
Despertamos seu interesse? Conheça aqui nossas soluções e vamos marcar um café.
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