Viagens corporativas

Gestão de dados: benefícios para viagens corporativas

Gestão de dados garante transparência nas viagens corporativas

Em um conteúdo recente, comentamos sobre a importância da transparência dentro da gestão de viagens corporativas e o envolvimento da boa gestão de dados no assunto.

Caso esteja tendo contato com esse assunto pela primeira vez, o essencial até aqui é entender que, apesar de parecer um grande desafio, a gestão de dados é essencial para qualquer organização em busca de eficiência e economia. Vai muito além do combate a fraudes e pode ser uma aliada incrível para aumentar a satisfação das suas equipes.

Mas isso depende de como você vai implantá-la na sua empresa.

Quem lida com a gestão de viagens corporativas conhece o esforço considerável que é necessário para ter controle sobre passagens aéreas, reservas de hospedagens, serviços de mobilidade e manter registro de todas as despesas envolvidas.

Ao investir em tecnologia e ferramentas adequadas para gestão de dados, você garante:

  • eficiência logística;
  • segurança e conforto aos seus colaboradores;
  • e monitoramento preciso dos orçamentos de programas de viagem.

São fatores que irão refletir diretamente no aumento da produtividade da sua equipe e em um ambiente mais saudável.

Continue lendo e entenda os fundamentos da boa gestão de dados, como implantar na sua empresa e como nós, da Voetur Turismo, podemos te ajudar!

Fundamentos da gestão de dados em viagens corporativas

 

Pessoa mexendo no computador

A gestão de dados envolve a coleta, análise e uso estratégico dessas informações para a tomada de decisões. Mas é impossível falar do assunto sem lidar com outros dois temas essenciais: Business Intelligence e Governança de Dados.

A importância do Business Intelligence

 

Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócios (em tradução literal para o português), é uma ferramenta fundamental para empresas que desejam otimizar suas viagens corporativas. É através do BI que conseguimos análises detalhadas sobre padrões de viagens, gastos e os principais resultados de um programa de viagens implementado.

Usando uma base de dados robusta, capaz de integrar informações de diferentes departamentos (incluindo seu time de vendas) na sua gestão de dados, sua empresa consegue tomar decisões mais informadas e identificar áreas de economia.

Gestão de dados permite ter uma análise de um cenário completo

O BI te permite:

  • prever tendências;
  • negociar melhores tarifas de serviços e reservas;
  • garantir que a sua política de viagens esteja sendo seguida;
  • e acompanhar seu colaborador em cada etapa da viagem.

E a inteligência de negócios que transforma os dados coletados em insights acionáveis, preservando a segurança dos seus colaboradores e a sustentabilidade dos seus negócios.

Princípios da governança de dados

 

A governança assegura que sua gestão de dados se torne precisa, consistente e segura. Ela é vital para manter a integridade ética das informações e garantir que sua organização esteja em conformidade com os regulamentos.

Ela envolve a definição de padrões, políticas e responsabilidades claras. Além disso, cria um framework (conjunto de classes e recursos) para a gestão do ciclo de vida dos dados, desde a sua coleta até o descarte. Dessa forma, protege a informação e aumenta o valor dos dados para a tomada de boas decisões estratégicas.

Pessoas juntando os punhos no meio da foto

Ela também promove a transparência e a confiança nos dados utilizados, o que viabiliza que sua organização use todo o potencial do Business Intelligence. Sem essa confiança, a hesitação no uso das informações pode gerar gargalos e prejuízos, além de problemas de comunicação.

Implementação e ferramentas de gestão de dados

 

A implementação de uma gestão de dados eficiente em viagens corporativas envolve a escolha de ferramentas de Business Intelligence (BI) adequadas, uma análise de dados em tempo real e longo prazo e um uso eficiente de bancos e conjuntos de dados para obter melhores resultados.

Então, precisamos entender como cada um desses componentes trabalha na direção do sucesso de todo o sistema antes de tomar decisões.

Escolha as ferramentas de BI mais adequadas

 

Gestão de dados em viagens corporativas pode trazer mais lucro a sua empresa

A seleção das ferramentas de BI certas transforma dados brutos em informações valiosas. Exemplos como Power BI, Tableau e Qlik são populares devido à sua capacidade de analisar e visualizar dados de maneira eficiente.

São plataformas que oferecem suporte no monitoramento de despesas, identificação de padrões de viagens e previsão de demandas.

É importante considerar a facilidade de uso e integração com sistemas existentes ao escolher uma ferramenta de BI. Ferramentas que oferecem análise em tempo real podem proporcionar insights imediatos, permitindo ajustes rápidos e decisões informadas.

Faça gestão de dados em tempo real e de longo prazo

 

Ter a flexibilidade de analisar dados em tempo real e a longo prazo é crucial para uma gestão de dados eficaz.

A análise em tempo real capacita sua organização para a observação contínua de despesas e auditorias de conformidade durante as viagens. Só assim é possível detectar anomalias e corrigir problemas rapidamente.

Já a análise de dados a longo prazo ajuda a identificar tendências e padrões que podem influenciar futuras políticas de viagem, apontando o que é essencial para seu programa de viagens corporativas.

Ferramentas de BI oferecem relatórios detalhados que auxiliam na antecipação de necessidades e na otimização de recursos.

De forma mais simplista, poderíamos afirmar que a análise dos dados em tempo real aumenta a capacidade de reação da sua organização e a de longo prazo a prepara para o futuro.

Pessoa, vista de cima, olhando vários gráficos em cima de uma mesa

Estabeleça bons bancos de dados

 

O uso eficiente de bancos de dados e conjuntos de dados otimiza a gestão de viagens.

Bancos de dados bem estruturados são essenciais para armazenar e organizar grandes volumes de dados. Ferramentas de BI acessam esses bancos de dados para transformar informações em relatórios úteis.

Os conjuntos de dados podem incluir relatórios de despesas, itinerários, e feedback de empregados. A integração desses dados oferece uma visão completa ao permitir acesso simplificado aos dados relevantes, que ajudam a tomar decisões embasadas.

Com isso, sua organização tem um maior controle sobre os seus resultados.

Logo, tão importante quanto saber acessar e armazenar dados, é fundamental que sua organização amplie os pontos de coleta de novos dados. Quanto mais dados organizados e bancos de dados estruturados, maior a eficiência da sua gestão de dados.

Como a Voetur te ajuda com a gestão de dados?

 

Dois executivos dando um aperto de mãos

Nós oferecemos uma das melhores plataformas de Business Intelligence para viagens corporativas do país. Através da nossa ferramenta, você integra um robusto sistema conectado com toda nossa rede de parceiros.

São inúmeros benefícios que ficam à disposição da sua equipe, com monitoramento das despesas que se comunicam com a gestão de dados da sua empresa. Conecte a agilidade das nossas soluções com seus orçamentos e fluxos de aprovação.

Quer conhecer mais do que fazemos? Confira aqui algumas das nossas soluções e vamos agendar uma conversa!
Se está procurando se aprofundar no universo das viagens corporativas, não saia ainda! Temos diversos conteúdos que podem te interessar. Confira alguns deles.

Leia mais:

Nos siga também nas redes sociais:

Instagram | Facebook | LinkedIn

Leave a Reply