Viajar a negócios envolve manter o foco em produtividade enquanto se move por cenários difíceis de controlar: emergências sanitárias, conflitos políticos, desastres naturais, uma simples dor de barriga e até mesmo um erro no sistema de reservas do hotel. É aqui que a gestão de riscos se encaixa.
Neste conteúdo, você verá como ela opera como uma ferramenta essencial na antecipação de muitos problemas e no controle de crise, e de que modo a Voetur Turismo pode te ajudar com o assunto.
Confira abaixo!
O que é risco?
Quando fazemos planos, temos expectativas sobre os resultados.
Imagine que você vai a uma viagem de negociação para fechar o primeiro contrato com um novo parceiro. Você realiza um plano sobre como será sua viagem, a hospedagem e sua movimentação até entrar na sala de reuniões.
Perceba que naturalmente surgiu uma série de expectativas como:
- uma viagem segura e confortável;
- que o orçamento não estoure;
- e que, claro, a negociação seja um sucesso.
Mas tais expectativas podem ser ameaçadas por acontecimentos que fogem ao seu controle. Afinal, é impossível controlar coisas como o clima, os conflitos políticos num país estrangeiro ou até mesmo se um cozinheiro lavou bem as mãos antes de preparar aquele misto quente que você comeu no café da manhã.
Tais ameaças, que podem comprometer todos os resultados almejados, é o que chamamos de risco. São fatores que não podemos controlar e ameaçam nossos resultados.
Apesar de ser incontroláveis, riscos podem ser antecipados – por isso podemos criar planos de contingência. Ou seja, formas de lidar com eles, caso virem realidade.
É nesse momento que começamos a conversar sobre gestão de riscos.
O que é gestão de riscos em viagens corporativas?
As viagens corporativas envolvem uma variedade de ameaças à sua realização. O viajante, longe de casa, pode ficar vulnerável à situação ao qual está pouco habituado. E isso, se acontecer, se somará ao estresse de desempenhar seu papel profissional.
Você consegue se concentrar na sua apresentação, durante um voo, se não tiver segurança que suas reservas foram feitas? Ou pior, quando tem dúvidas sobre o transporte ao seu destino?
A segurança é um fator essencial para garantir o bom desempenho dos profissionais da sua empresa, principalmente durante uma viagem. E quem fica na empresa, e administra os custos, terá como preocupação se o orçamento será cumprido.
A gestão de riscos em viagens corporativas estabelece métodos para mapear todas as ameaças, verificar a probabilidade do risco e definir caminhos alternativos para lidar com as ocorrências.
Gestão de riscos: quais os tipos de riscos em viagens corporativas?
Como vimos na seção anterior, uma viagem corporativa bem-sucedida envolve a segurança do colaborador, mas vai muito além de apenas isto.
Quais são os fatores-chave que definem se uma viagem corporativa foi ou não um sucesso?
A resposta completa para essa pergunta é específica para cada organização, mas existem muitos fatores em comum que são monitorados durante a gestão de riscos.
Vamos conhecer alguns:
Riscos à saúde
Lembra do nosso conteúdo sobre Duty of Care? Caso não tenha lido, recomendamos que leia e se inteire sobre os cuidados com seus colaboradores durante uma viagem. Nele, comentamos sobre o Duty of Care ser o nome dado a este conceito de cuidado com o viajante da empresa.
A gestão de risco envolve as ações práticas para evitar que o seu colega seja exposto a situações:
- acidentes de transporte durante o trajeto, como quedas de avião ou batidas de carro;
- crimes como assaltos e até mesmo sequestros;
- problemas de saúde;
- e desastres naturais como inundações, furacões e terremotos.
E, se ocorrerem, ela também inclui como a empresa deve acionar parceiros locais como seus representantes, clínicas, seguradoras e serviços de transporte alternativos.
Riscos financeiros
São ameaças que envolvem o cumprimento do budget da viagem ou a transparência da prestação de contas. São riscos diretos de aumento de despesas desnecessárias ao longo de uma viagem.
Alguns deles, monitorados na gestão de risco em viagens, são:
- despesas extras causadas por perda de cartões de crédito ou extravio de bagagem em aeroportos;
- falhas na reserva de hotéis, levando à hospedagem com tarifas maiores que as esperadas;
- descumprimento das políticas de viagem;
- ou até mesmo fraudes no sistema de viagens da empresa.
Viagens abrem novas oportunidades à sua organização, porém, funcionam como qualquer outra ação para promover seus serviços e produtos: precisam ter retorno do investimento.
Saiba mais:
Riscos ao desempenho
É neste ponto que a gestão de riscos se aprofunda em questões menos óbvias de uma viagem corporativa. Monitorar os riscos ao desempenho de um colaborador já é um desafio dentro da empresa, mas fora dela ele se torna mais desafiador quando o próprio funcionário está em um cenário desconhecido.
Em uma viagem corporativa, o viajante precisa ter acesso garantido a uma série de serviços. A partir deles, podemos traçar uma série de riscos comuns como:
- internet lenta;
- mal funcionamento, roubo ou perda de dispositivos eletrônicos (como um smartphone ou um notebook);
- falta de fornecimento ou até mesmo acesso à eletricidade;
- dificuldade para conseguir serviços de mobilidade;
- e ausência de suporte local.
Alguns cenários trágicos que podemos imaginar aqui vão desde o negociador ficar sem o suporte de um tradutor a ter esquecido os adaptadores de tomada.
São situações que ameaçam a produtividade do colaborador em vários níveis, desde pequenas falhas de comunicação que comprometem a negociação à atrasos da agenda.
Como fazer uma gestão de riscos em viagens corporativas?
A resposta é: acesso à informação.
Parece simplista, porém o que reduz e contorna riscos a uma viagem corporativa é o suporte de profissionais experientes com acesso às informações atualizadas sobre os destinos.
Os melhores métodos para trabalhar na gestão de riscos são definidos por quem realmente entende das demandas dos viajantes de negócios e conseguem acesso aos dados sobre padrões climáticos, agitações políticas, propagação de doenças e fornecedores em cada destino.
A partir destes dados, conseguem preparar os melhores planos de viagem e oferecer suporte quando você precisar.
E isso é exatamente ao que nós, da Voetur Turismo, nos dedicamos.
Como a Voetur Turismo pode te ajudar na gestão de riscos?
Na Voetur, entendemos que a gestão de riscos em viagens corporativas é um elemento fundamental para garantir a segurança e a eficiência.
Com um sistema robusto e personalizado, monitoramos e mitigamos os riscos associados a cada etapa da viagem. Desde a análise prévia das condições locais, passando pela adequação às políticas de segurança corporativas até o suporte contínuo 24/7, nossa equipe está sempre pronta para responder prontamente a qualquer incidente.
Nossas soluções incluem a utilização de tecnologias avançadas para rastreamento em tempo real e comunicação eficaz, assegurando que cada deslocamento ocorra dentro de um quadro de total segurança e conformidade.
Com a Voetur, você tem a certeza de que cada detalhe está sendo cuidadosamente gerido para que as viagens de sua empresa ocorram sem imprevistos, alinhando-se aos mais altos padrões de responsabilidade e ética.
Ficou interessado? Então conheça nossas soluções e agende uma reunião para conversarmos.
Leia mais:
- O QUE SIGNIFICA COMPLIANCE?
- CHOQUE CULTURAL: COMO EVITAR EM VIAGENS CORPORATIVAS
- GESTOR DE VIAGENS: IMPORTÂNCIA E PAPEL DESSE PROFISSIONAL
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