
O Jet Lag é um distúrbio no ciclo sono-vigília. É uma condição incômoda, por vezes com consequências profissionais, que afeta todo viajante que atravessa várias zonas horárias rápido demais. Entre os sintomas estão o cansaço, insônia, desorientação e até mesmo dificuldade de concentração.
Saiba nesta matéria como lidar com o Jet Lag com algumas dicas bem simples.
O que é Jet Lag e ciclo circadiano
Para entender o Jet Lag, precisamos entender o que é ciclo circadiano. Este ciclo existe para que nosso corpo saiba quando dormir (sono) e quando estar atento (vigília). É o ciclo circadiano que permite a você dormir de noite e ter concentração durante o dia.
Durante o Jet Lag, o corpo fica dessincronizado com a noção de dia e noite da região onde você está. Você deixa de dormir quando deveria e, como consequência, não consegue estar atento quando precisa.
Jet Lag é consequência de uma tecnologia que revolucionou as viagens: os aviões.
Aviões cruzam longas distâncias em velocidades tão grandes que fazem seu corpo sair de uma região onde é dia para uma região onde é quase noite (ou até madrugada) em questão de um curto período de tempo. O seu corpo não consegue acompanhar essa mudança de fuso horário e fica “atrasado” ou “adiantado” em relação ao dia local.
Consequências
O Jet Lag afeta diretamente nosso corpo, pois o ciclo circadiano regula – entre outros processos biológicos – nossa produção de hormônios. Por isso, é possível que tenhamos impactos como:
- Problemas de sono, com sonolência durante o dia e insônia;
- Problemas de atenção e memória;
- Sensação de cansaço, mal-estar e desempenho físico reduzido;
- E redução de apetite, náusea e até mesmo constipação intestinal;
De acordo com uma pesquisa publicada na Transl Psychiatry (do grupo Nature), o Jet Lag pode inclusive agravar problemas de saúde mental como depressão e ansiedade generalizada.
Jet Lag é uma condição que pode durar dias ou até mesmo algumas semanas.
Dicas para amenizar
Algumas estratégias podem ser adotadas para reduzir os efeitos do Jet Lag ou até mesmo evitá-lo completamente. São pequenas ações que você pode realizar antes, durante e depois da viagem.
São ações que envolvem:
- Preparar seu corpo para a mudança de fuso;
- Alimentação adequada;
- E planejamento da viagem.
A seguir você entenderá melhor como trabalhar cada um desses pontos, se medicamentos podem amenizar os sintomas do Jet Lag e como escolher bons profissionais – para organizar sua viagem – te ajuda nesse processo.
Continue lendo abaixo!
Prepare o seu corpo
Durante o Jet Lag, seu corpo está dessincronizado com os horários de dia e noite do seu destino de viagem. Mas é possível deixar seu corpo preparado para essa mudança de horários. Seria como “pré-preparar” seu sono e driblar seus efeitos.
O ideal é modificar seus horários de sono e refeições no mínimo dois dias antes da viagem. No caso, ir dormir ou comer mais cedo ou mais tarde (de acordo com a diferença de fuso horário do destino). Isso é suficiente para reduzir a discrepância entre o seu ciclo circadiano e o horário local.
Alimentação adequada
A alimentação pode influenciar diretamente na redução ou agravamento do Jet Lag. É importante ter em mente:
- Atenção com a hidratação, já que a fadiga da viagem e o ar-condicionado (seco) dentro dos aviões causa desidratação e podem piorar a sensação de cansaço;
- Optar por alimentos leves que forneçam energia durante o dia, que sejam ricos em carboidrato e proteína;
- Não consumir fast food, refeições pesadas ou pesadas, bebidas alcoólicas e cafeína (presente em refrigerantes, café e muitos chás).
Estes cuidados garantem que você mantenha sua disposição durante o dia e não tenha dificuldades para dormir.
Planejamento da viagem
Um bom planejamento de viagens pode ajudar a amenizar os efeitos do Jet Lag. Ele deve envolver os dias que antecedem a viagem, sendo importante definir datas e horários para iniciar as novas rotinas de sono, verificar documentos e fazer as malas.
Qualquer estresse desnecessário deve ser antecipado para evitar que afetem seu sono antes ou durante a viagem.
Outro ponto importante do planejamento é a compra das passagens. Observe os horários de chegada do voo no destino. Essa informação pode ajudá-lo a se adaptar melhor ao novo horário desde o primeiro dia.
Evite reuniões nos dois primeiros dias, já que seu corpo ainda estará lidando com os sintomas do Jet Lag (como falta de concentração e sonolência).
Nestes mesmos primeiros dias, já deixe programado onde irá fazer refeições, com atenção especial ao horário delas. O ideal é que seus horários de café da manhã, almoço e jantar sirvam como ferramenta de apoio para adaptar seu corpo ao horário local.
Remédios podem ajudar a lidar com o Jet Lag?
O ciclo de sono no nosso corpo é regulado por um hormônio chamado melatonina. Alguns remédios podem estimular a produção da melatonina e garantir que você desenvolva um horário de sono de acordo com o novo fuso horário.
Mas atenção: estes medicamentos, se ingeridos em quantias e horários errados, podem causar insônia e agravar problemas de saúde. O ideal é procurar um médico especialista.
A Voetur Turismo é capaz de ajudar com o Jet Lag de seus viajantes?
Com certeza!
Conforme mencionamos antes, a principal ferramenta de apoio – e principal desafio – para enfrentar o Jet Lag é o planejamento e preparo das viagens. E nós, da Voetur Turismo, somos especialistas no assunto.
Podemos te ajudar:
- Na cotação e compra das passagens;
- Na escolha e reserva das acomodações mais confiáveis e confortáveis no destino;
- Com suporte 24 horas durante a viagem (em mais de 140 países);
- E programar atividades ao ar livre e reservas em restaurantes para auxiliar na adaptação do seu corpo aos horários locais.
Essas são apenas algumas das facilidades que a Voetur Turismo pode oferecer a você e sua organização. Não deixe de conferir nossas soluções!
Leia também: