
Eventos corporativos são oportunidades incríveis para empresas alcançarem grandes objetivos, envolvendo parceiros e clientes. Mas entender os principais conceitos sobre o marketing de eventos é fundamental para abraçar esta oportunidade.
Entenda os motivos!
Neste conteúdo, você vai conhecer os principais conceitos envolvidos no tema, incluindo:
- O que é marketing de eventos e seus principais objetivos;
- As principais estratégias para garantir o sucesso do seu evento.
Ao final, oferecemos uma ótima solução para você que precisa de apoio para planejar e organizar seus eventos corporativos.
Dê uma olhada!
O que é o marketing de eventos?
O termo “marketing de eventos” é bastante amplo. Ele costuma abraçar dois significados que são diferentes, mas se encontram. Pode representar:
- Tanto as estratégias para promover uma marca, produto ou serviço com envolvimento pessoal e em tempo real (através dos eventos);
- Quanto o conjunto de técnicas e ferramentas para promover esses eventos.
Não importa qual seja o seu foco no momento de se utilizar o termo, os conteúdos acabam se esbarrando no mesmo objetivo: encontrar estratégias para garantir o sucesso de eventos.
Ultimamente, o assunto tem ganhado mais relevância, em função de sua necessidade no mundo corporativo. De acordo com a americana CVent, as empresas costumam deslocar de 20% a 50% do seu orçamento publicitário com experiências de marca.
Entre essas experiências, os eventos corporativos predominam e reforçam a necessidade de estratégias para garantir que o investimento seja bem utilizado.
A importância do marketing de eventos para o sucesso de uma experiência
Quando focamos no impacto do marketing de eventos, precisamos primeiro apontar o quão importantes os eventos em si podem ser para uma organização.
Tudo parte da lógica de que todo evento é uma grande oportunidade para atingir um objetivo da sua organização. Este objetivo pode ser:
- Aumentar o conhecimento da sua marca;
- Promover um produto;
- Envolver seus clientes;
- Educar seus clientes e o próprio mercado;
- E até mesmo contribuir para as vendas.
Definido este objetivo, surge o momento da organização do evento. É quando o marketing de eventos ajuda você a antecipar riscos e traçar os melhores objetivos, públicos e estratégias.
Como garantir o sucesso do seu evento
A partir daqui, iremos te recomendar as principais ferramentas e estratégias que são utilizadas por profissionais de marketing em eventos:
Defina seu público-alvo
A segmentação te auxilia a concentrar seus recursos apenas nas pessoas que são de interesse da organização. E, para segmentar bem suas ações, é fundamental definir um público-alvo.
Existem diversas estratégias para descobrir o público ideal para um evento. Podem ser pessoas que já consumam os produtos ou serviços da sua marca, que tem o perfil procurado para serem pioneiros no uso de seus novos produtos e até mesmo o público que tenha entregado mais resultados em seus encontros anteriores.
Cada evento pode ter seu público, obtendo deles informações como:
- Dados demográficos: onde estão?
- Comportamento: o que consomem e quais ambientes frequentam?
- Dados psicográficos: qual é o estilo de vida deles, e como os valores e atitudes afetam este estilo?
A partir dessas informações, você consegue encontrar as principais necessidades e desejos desse público. E serão estas as informações fundamentais para organizar seu evento, inclusive na escolha do espaço.
Planejamento estratégico
De maneira diferente a um planejamento habitual, o planejamento estratégico antecipa o futuro da empresa e como o evento pode contribuir neste futuro.
Dentro do marketing de eventos, o planejamento estratégico é a etapa em que você define:
- Os objetivos do evento;
- O orçamento disponível e ideal;
- E, principalmente, o cronograma de ações.
Defina quem serão os responsáveis e os prazos de entrega o quanto antes para obter os melhores resultados possíveis.
Estratégias de divulgação
É comum que o marketing de eventos seja associado apenas à etapa de divulgação, mas na verdade esta parte é apenas uma das inúmeras partes envolvidas no planejamento de um evento.
Apesar disso, não é – nem de longe – uma etapa desnecessária. São justamente as estratégias de divulgação que garantem que seu público descubra que o evento vai acontecer, o que ele vai oferecer, quem vai participar, e todas as outras informações fundamentais para a disseminação de seu encontro.
Entre os principais meios de divulgação utilizados no marketing de eventos, estão:
- A variedade de canais: abraçando anúncios (físicos ou digitais), e-mail e redes sociais;
- Criação de conteúdo: sempre relevante e associado aos valores do evento;
- Parcerias: especialmente com influenciadores que têm afinidade com seu público-alvo;
- E o uso das redes de contato (da organização) para encontrar os patrocinadores do evento.
Destacamos que não existe fórmula mágica: cada tipo de evento possui o seu próprio conjunto de meios de divulgação.
O marketing de eventos também requer um equilíbrio entre mídia tradicional e mídia on-line
A mídia tradicional e a mídia on-line precisam ser balanceadas nas ações de divulgação:
- As mídias tradicionais são os meios de comunicação físicos como jornais, revistas e panfletos, incluindo também o rádio e a televisão;
- E as mídias on-line (ou digitais) envolvem especialmente as redes sociais e aplicativos de mensagens, mas também incluem sites, blogs e banners digitais.
As digitais são de menor custo e têm maior alcance com públicos jovens, porém, não atingem certos públicos como as tradicionais.
Dentro do marketing de eventos, a proporção do investimento depende principalmente do público-alvo. Além disso, alguns investimentos em mídia tradicional acontecem dentro do próprio evento e não apenas durante a fase de divulgação: é o caso dos brindes.
Pós-produção e métricas de sucesso
Existem diversas ferramentas e técnicas utilizadas para mensurar os resultados dentro do marketing de eventos. Entre elas estão:
- Número de inscritos no evento;
- Venda de ingressos;
- Alcance nas redes sociais;
- Vendas;
- E até mesmo o número de potenciais clientes adquiridos.
Estes dados definem se o evento atingiu seu objetivo e permitem criar um relacionamento mais duradouro com seu público.
É comum que eventos corporativos permitam que você consiga o contato de possíveis clientes e estreite esse relacionamento enviando um link para pesquisa de satisfação sobre o evento.
Como a Voetur Turismo pode ajudar o seu negócio quando o assunto é marketing de eventos
Entender sobre marketing de eventos é essencial tanto para dar visibilidade a eles, como mensurar seus resultados. Tal conhecimento envolve uma infinidade de técnicas, ferramentas e estratégias. Isso inclui conhecer o público de cada um de seus eventos e definir as melhores formas de medir seu sucesso.
O melhor caminho é desenvolver uma equipe especializada na organização dos eventos da empresa. Outra solução é a contratação de empresas especializadas em eventos corporativos — como a Voetur Turismo!
E o que podemos fazer para você?
- Atuação 360º no segmento de eventos corporativos;
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