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Marketing de eventos: como aplicar em seus encontros

Marketing de eventos é uma ótima maneira de dar um upgrade em seus encontros

Eventos corporativos são oportunidades incríveis para empresas alcançarem grandes objetivos, envolvendo parceiros e clientes. Mas entender os principais conceitos sobre o marketing de eventos é fundamental para abraçar esta oportunidade.

Entenda os motivos!

Pessoa mexendo em um computador, vista de cima, com uma planilha aberta na tela

Neste conteúdo, você vai conhecer os principais conceitos envolvidos no tema, incluindo:

  • O que é marketing de eventos e seus principais objetivos;
  • As principais estratégias para garantir o sucesso do seu evento.

Ao final, oferecemos uma ótima solução para você que precisa de apoio para planejar e organizar seus eventos corporativos.

Dê uma olhada!

O que é o marketing de eventos?

 

O termo “marketing de eventos” é bastante amplo. Ele costuma abraçar dois significados que são diferentes, mas se encontram. Pode representar:

  • Tanto as estratégias para promover uma marca, produto ou serviço com envolvimento pessoal e em tempo real (através dos eventos);
  • Quanto o conjunto de técnicas e ferramentas para promover esses eventos.

Marketing de eventos pode ser muito benéfico para a sua empresa

Não importa qual seja o seu foco no momento de se utilizar o termo, os conteúdos acabam se esbarrando no mesmo objetivo: encontrar estratégias para garantir o sucesso de eventos.

Ultimamente, o assunto tem ganhado mais relevância, em função de sua necessidade no mundo corporativo. De acordo com a americana CVent, as empresas costumam deslocar de 20% a 50% do seu orçamento publicitário com experiências de marca.

Entre essas experiências, os eventos corporativos predominam e reforçam a necessidade de estratégias para garantir que o investimento seja bem utilizado.

A importância do marketing de eventos para o sucesso de uma experiência

 

Quando focamos no impacto do marketing de eventos, precisamos primeiro apontar o quão importantes os eventos em si podem ser para uma organização.

Tudo parte da lógica de que todo evento é uma grande oportunidade para atingir um objetivo da sua organização. Este objetivo pode ser:

  • Aumentar o conhecimento da sua marca;
  • Promover um produto;
  • Envolver seus clientes;
  • Educar seus clientes e o próprio mercado;
  • E até mesmo contribuir para as vendas.

Definido este objetivo, surge o momento da organização do evento. É quando o marketing de eventos ajuda você a antecipar riscos e traçar os melhores objetivos, públicos e estratégias.

Pessoa tirando foto em um evento corporativo

Como garantir o sucesso do seu evento

 

A partir daqui, iremos te recomendar as principais ferramentas e estratégias que são utilizadas por profissionais de marketing em eventos:

Defina seu público-alvo

 

A segmentação te auxilia a concentrar seus recursos apenas nas pessoas que são de interesse da organização. E, para segmentar bem suas ações, é fundamental definir um público-alvo.

Existem diversas estratégias para descobrir o público ideal para um evento. Podem ser pessoas que já consumam os produtos ou serviços da sua marca, que tem o perfil procurado para serem pioneiros no uso de seus novos produtos e até mesmo o público que tenha entregado mais resultados em seus encontros anteriores.

Cada evento pode ter seu público, obtendo deles informações como:

  • Dados demográficos: onde estão?
  • Comportamento: o que consomem e quais ambientes frequentam?
  • Dados psicográficos: qual é o estilo de vida deles, e como os valores e atitudes afetam este estilo?

Marketing de eventos pode elevar as suas experiências, quando bem aplicado

A partir dessas informações, você consegue encontrar as principais necessidades e desejos desse público. E serão estas as informações fundamentais para organizar seu evento, inclusive na escolha do espaço.

Planejamento estratégico

 

De maneira diferente a um planejamento habitual, o planejamento estratégico antecipa o futuro da empresa e como o evento pode contribuir neste futuro.

Dentro do marketing de eventos, o planejamento estratégico é a etapa em que você define:

  • Os objetivos do evento;
  • O orçamento disponível e ideal;
  • E, principalmente, o cronograma de ações.

Defina quem serão os responsáveis e os prazos de entrega o quanto antes para obter os melhores resultados possíveis.

Pessoas tirando fotos de brinde em um evento corporativo

Estratégias de divulgação

 

É comum que o marketing de eventos seja associado apenas à etapa de divulgação, mas na verdade esta parte é apenas uma das inúmeras partes envolvidas no planejamento de um evento.

Apesar disso, não é – nem de longe – uma etapa desnecessária. São justamente as estratégias de divulgação que garantem que seu público descubra que o evento vai acontecer, o que ele vai oferecer, quem vai participar, e todas as outras informações fundamentais para a disseminação de seu encontro.

Entre os principais meios de divulgação utilizados no marketing de eventos, estão:

  • A variedade de canais: abraçando anúncios (físicos ou digitais), e-mail e redes sociais;
  • Criação de conteúdo: sempre relevante e associado aos valores do evento;
  • Parcerias: especialmente com influenciadores que têm afinidade com seu público-alvo;
  • E o uso das redes de contato (da organização) para encontrar os patrocinadores do evento.

Marketing de eventos é muito mais do que apenas a divulgação de um evento

Destacamos que não existe fórmula mágica: cada tipo de evento possui o seu próprio conjunto de meios de divulgação.

O marketing de eventos também requer um equilíbrio entre mídia tradicional e mídia on-line

 

A mídia tradicional e a mídia on-line precisam ser balanceadas nas ações de divulgação:

  • As mídias tradicionais são os meios de comunicação físicos como jornais, revistas e panfletos, incluindo também o rádio e a televisão;
  • E as mídias on-line (ou digitais) envolvem especialmente as redes sociais e aplicativos de mensagens, mas também incluem sites, blogs e banners digitais.

As digitais são de menor custo e têm maior alcance com públicos jovens, porém, não atingem certos públicos como as tradicionais.

Dentro do marketing de eventos, a proporção do investimento depende principalmente do público-alvo. Além disso, alguns investimentos em mídia tradicional acontecem dentro do próprio evento e não apenas durante a fase de divulgação: é o caso dos brindes.

Pós-produção e métricas de sucesso

 

Existem diversas ferramentas e técnicas utilizadas para mensurar os resultados dentro do marketing de eventos. Entre elas estão:

  • Número de inscritos no evento;
  • Venda de ingressos;
  • Alcance nas redes sociais;
  • Vendas;
  • E até mesmo o número de potenciais clientes adquiridos.

Estes dados definem se o evento atingiu seu objetivo e permitem criar um relacionamento mais duradouro com seu público.

É comum que eventos corporativos permitam que você consiga o contato de possíveis clientes e estreite esse relacionamento enviando um link para pesquisa de satisfação sobre o evento.

Como a Voetur Turismo pode ajudar o seu negócio quando o assunto é marketing de eventos

 

Duas pessoas fazendo um aperto de mãos

Entender sobre marketing de eventos é essencial tanto para dar visibilidade a eles, como mensurar seus resultados. Tal conhecimento envolve uma infinidade de técnicas, ferramentas e estratégias. Isso inclui conhecer o público de cada um de seus eventos e definir as melhores formas de medir seu sucesso.

O melhor caminho é desenvolver uma equipe especializada na organização dos eventos da empresa. Outra solução é a contratação de empresas especializadas em eventos corporativos — como a Voetur Turismo!

E o que podemos fazer para você?

  • Atuação 360º no segmento de eventos corporativos;
  • Consultoria desde a criação do briefing, passando pela análise do ROI e seleção de fornecedores;
  • E desenvolvemos todas as etapas de comunicação, desde a criação da identidade visual, aplicativos e cenografia.

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