Compliance

O que significa compliance?

Você realmente sabe o que significa compliance e sua importância para a organização?

O tema vem ganhando destaque nos últimos anos. E muitos já perceberam que compliance vai muito além do combate à corrupção, podendo ser um ponto crucial para sua marca.

Compliance é um conceito e um verbo. De forma resumida, poderíamos defini-lo como uma busca pela conformidade com leis e normas. Porém, cada dia mais, vem ganhando corpo como uma ferramenta que garante transparência e ética dentro da cultura das organizações.

De acordo com pesquisa conduzida pela IBGC, de 2021, 56% das empresas brasileiras de grande porte já dedicam uma área na organização exclusiva ao compliance. Nas demais, o percentual ainda é de apenas 35,6%.

É uma proporção baixa diante do desafio dentro das empresas brasileiras. Veja, como exemplo, apenas o impacto econômico da falta de compliance. Uma pesquisa, conduzida pela PwC, apontou que:

  • 49% das empresas brasileiras já sofreram algum tipo de crime econômico;
  • 31% delas informaram que acabaram gastando o dobro deste prejuízo apenas para investigar e agir em relação aos crimes.

São situações em que a prevenção teria custado muito menos tanto em dinheiro, quanto em reputação dessas empresas. E isso vale para diversos outros temas como proteção do meio ambiente, casos de assédio, fraudes com facilidades corporativas e descumprimento de leis trabalhistas.

Entendeu o tamanho do problema? Por isso é importante entender o que significa compliance e como ele pode ajudar na gestão da sua empresa.

O que significa compliance?

O conceito tem origem em um verbo do inglês. O verbo é “to comply” que significaria algo como agir de acordo com uma ordem, regra ou um pedido. Em resumo, “agir nos conformes”.

A questão do o que significa compliance?

Mas o que significa compliance passou a ir muito além da obediência às leis.

No mundo inteiro, o termo expandiu seu significado e hoje abraça um conjunto de estratégias para garantir que a empresa se adeque à regulamentação do país onde está e preserve sua reputação.

Qual a importância do compliance?

Compliance é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Quando afirmamos que uma empresa está em compliance, estamos dizendo que seus colaboradores e gestores dominam os procedimentos e a empresa oferece transparência nos processos.

Já o contrário, quando a empresa não está em compliance, sua gestão pode apresentar falhas e irregularidades. São grandes riscos (na maior parte desnecessários) que podem causar profundas perdas financeiras e de imagem no mercado.

Não é fácil obter transparência em todos os processos e garantir que as equipes cumpram com as normas. É justamente por isso que empresas que investem em compliance dão um sinal, para o mercado, de como são maduras.
Esse impacto na reputação da empresa também se traduz em números.

Como exemplo temos o caso do escândalo de 2018 envolvendo o Facebook. Por conta de uma falha na sua gestão de parceiros, uma terceira empresa conseguiu extrair e utilizar de forma indevida os dados de milhares de usuários da rede social.

O que significa compliance?

Ainda no mesmo ano em que a notícia correu, a empresa perdeu cerca de 157 bilhões de dólares em valor de mercado. É isso que significa compliance ausente na empresa ou mal-conduzido.

Compliance existe exclusivamente para combater a corrupção?

Não. O compliance vai muito além do controle das finanças e da contenção de desvios de dinheiro dentro da organização. Qualquer área que possa apresentar alguma irregularidade, com consequências ao desempenho ou reputação da empresa, acaba sendo abraçada no compliance.

As áreas mais conhecidas onde o compliance atua são:

  • Compliance trabalhista;
  • Compliance fiscal e tributário;
  • Compliance empresarial;
  • Compliance em Tecnologia da Informação (TI);
  • Compliance ambiental.

E, cada vez mais, empresas brasileiras têm ido além do cumprimento de normas. Na gestão, o que significa compliance começou a contemplar também a proteção dos valores da organização.

Como o compliance é aplicado nas organizações?

Mas afinal, o que significa compliance em termos práticos? Como aplicar?
Para responder essas perguntas, é ideal que se busquem consultorias especializadas na área.

Elas poderão ajudar a olhar a empresa por dentro, identificando brechas, e orientando na criação de novos procedimentos.

Normalmente, um programa de compliance tem etapas bem definidas, que podem envolver:

  • Elaborar o código de conduta e suas políticas corporativas;
  • Estabelecer a área de compliance da empresa;
  • Mapear e adaptar processos internos e externos;
  • Comunicar e treinar as equipes sobre a importância do assunto;
  • Definir e valorizar os canais de denúncia dentro da organização.

Além desses pontos, é importante que sua empresa busque fazer auditorias e rever os procedimentos periodicamente.

O que significa compliance em termos de vantagens para a empresa?

Essas são algumas vantagens de investir em compliance na sua empresa:

  • Preservação da imagem da marca;
  • Diminuição de custos (com desvios, desperdícios e fraudes);
  • Retenção de talentos;
  • Fortalecimento da reputação da empresa e de seus executivos;
  • Agilidade, transparência e maior produtividade nos processos;
  • Atração de bons parceiros comerciais.

Além de todos estes pontos, a segurança jurídica do compliance garante economia com investigações, custeio de processos e indenizações.

O que significa compliance na hora de contratar serviços?

Não basta olhar apenas para dentro. A escolha de bons parceiros é essencial para o compliance da sua empresa.

Imagine que sua empresa defenda valores de sustentabilidade abertamente em campanhas publicitárias, tenha bons programas de preservação do meio ambiente e processos limpos de produção.

Documentos de compliance.

Mas eis que seu público descobre que um de seus fornecedores está envolvido com trabalho infantil ou graves acidentes ambientais. Como fica a reputação da sua empresa?

Não é por acaso que uma pesquisa da KPMG, de 2021, apontou o tema como crucial ao compliance. Dentre as empresas brasileiras, 92% delas responderam à pesquisa que a gestão de terceiros e contratos é o risco de maior relevância na gestão.

É exatamente por isso que a escolha dos prestadores de serviços também deve envolver um olhar atento para questões como:

  • A empresa está regularizada nas instituições públicas?
  • Os processos dela são bem alinhados e transparentes?
  • Os contratos são detalhados e claros?
  • Como elas protegem os seus dados e o dos seus empregados?

Estas são apenas algumas questões que devem ser monitoradas.

Uma dica importante, na escolha dos seus fornecedores, é selecionar aqueles que possuem reconhecimento, como os selos de compliance.

É uma prova de que os processos daquela empresa já foram analisados e aprovados em auditorias. O que significa compliance bem-sucedido.

Seus fornecedores possuem selo de compliance?

Nós, da Voetur Turismo, recebemos o Selo de Bronze de Implantação de Compliance da Be Compliance, plataforma especializada em gestão de programas de compliance, adequação à LGPD e normativas nas empresas.

O reconhecimento é fruto de todo o trabalho realizado referente ao cumprimento das políticas e procedimentos de ética em nossa organização.

Nossa empresa é especialista na organização de eventos corporativos. Apresentamos uma atuação 360° no segmento de MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) para realizar o seu evento, seja ele on-line, híbrido ou presencial.

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