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Tecnologia em eventos: 5 tendências do mercado

Pessoa com óculos VR.

Estar atento ao uso de tecnologia em eventos nunca foi tão crucial para o sucesso de um evento corporativo.

Em uma pesquisa conduzida em 2019 pelo Itaú BBA, o Brasil já registrava que 50% de sua força de trabalho era composta por “millennials”.

Essa geração, que tem entre 23 e 37 anos, tem como característica marcante o interesse por grandes experiências em ambientes de trabalho e estudo.

Além disso, eles também:

  • Adoram compartilhar essas experiências via redes sociais;
  • Tem maior alfabetização tecnológica;
  • E são 62% mais propensos a viajar mais que seus colegas da geração X (dado da Social Tables).

Independente de qual seja o tipo de evento corporativo que sua empresa precise organizar, é crucial saber quais as expectativas do seu público e como atendê-las.

E não são poucas as opções de tecnologia no mercado que estão revolucionando a forma como organizamos eventos corporativos.

Nós, da Voetur Turismo, dominamos o assunto e decidimos apresentar para você 5 tecnologias que são tendências!

1. Realidade virtual aumentada

Pessoa segurando smartphone com ícones saindo da tela.

O lema da vez é interatividade. Permitir que seu público possa, de alguma forma, interagir com o conteúdo que você está oferecendo ou vendendo é crucial.

Mas como fazer isso de uma maneira imersiva e incrível? É nessa hora que os recursos de realidade virtual e de realidade aumentada podem te ajudar.

Com óculos de realidade virtual, é possível que uma pessoa acesse um mundo completamente novo. Nessa nova realidade, é possível:

  • Participar de jogos com outros participantes do evento;
  • Interagir com outros aplicativos;
  • Fazer passeios virtuais;
  • E até mesmo observar protótipos de novas tecnologias como se estivessem na sua frente.

Já a realidade aumentada pode ser acessada pelos próprios smartphones do público, apenas mirando em QR Codes distribuídos no espaço do evento.

A partir dali, objetos e cenas virtuais são projetadas para suas telas e permitem interagir no próprio contexto em que a pessoa está.

2. Painéis interativos e sensíveis ao toque

Painéis interativos e sensíveis ao toque são uma das tendências em tecnologia em eventos. Pessoa apertando um desses painéis.

O painel interativo, também chamado de totem, é um recurso que vem sendo cada vez mais usado como tecnologia em eventos.

Por meio deles, é possível fazer consultas rápidas em bancos de dados, imprimir crachás, conhecer serviços e a “cereja do bolo”: tornar seu evento “instagramável”.

Isso mesmo! Os painéis podem ser utilizados para criar espaços de interação, com cenários e molduras que registram o momento do público e já enviam a foto direto para as redes sociais.

Assim, aumentando as chances do evento viralizar na internet.

3. Crie seu próprio aplicativo

Aplicativos são tendência no mercado de tecnologia em eventos. Pessoa segurando smartphone com diversos ícones de apps.

Criar um aplicativo personalizado para seu evento é criar um canal de comunicação direto com todos os participantes do evento. Os aplicativos ajudam, e muito, a aumentar o engajamento do público com as atrações do evento.

A partir de um aplicativo personalizado, você adere a uma tecnologia em eventos que permite:

  • Avisar o público sobre as datas, horários e locais de atrações dentro do evento;
  • Oferecer mapas de onde estão cada uma das atrações;
  • Destacar quais serão os palestrantes do dia;
  • Criar um mural para comentários;
  • Facilitar o processo de credenciamento;
  • E, principalmente, tirar as principais dúvidas do seu público.

Além dessas funções, um aplicativo desenvolvido para o evento permite enviar notificações push direcionadas ao público.

Esse direcionamento pode acontecer por faixa de idade, interesses (informados previamente em um cadastro) ou até mesmo por geolocalização.

Imagine estar passando por um corredor e ser avisado que a poucos metros estão distribuindo brindes exclusivos ou está acontecendo uma promoção incrível?

É uma das possibilidades de usar um aplicativo feito para o evento combinado com a tecnologia de notificações push.

Elas nunca saíram de moda e permitem avisar o participante de:

  • Promoções;
  • Lembretes de horários de palestras próximas;
  • Brindes nas proximidades;
  • Dicas de estandes para visitação;
  • E orientações e recomendações de lugares para refeições dentro do evento.

Esse direcionamento pode acontecer por faixa de idade, interesses (informados previamente em um cadastro) ou até mesmo por geolocalização.

São recursos que oferecem segurança ao visitante do evento e permitem que você influencie diretamente na distribuição do público entre as atrações e serviços, evitando aglomerações.

4. Crachás e pulseiras com geolocalização

Uma das tecnologias em eventos que são tendência são os crachás com geolocalização. Pessoa segurando crachá que está em seu pescoço.

Outra tendência bem interessante é o uso de beacons. O termo, que pode ser traduzido como “farol”, é usado para se referir a dispositivos que são capazes de identificar a localização de pessoas em ambientes fechados.

É claro que isso também pode ser feito via aplicativos personalizados, porém, o uso de beacons em crachás e pulseiras facilita a coleta de dados da posição do visitante — já que ele sempre estará com o crachá ao passo que pode desligar ou ficar sem bateria no smartphone.

Esta microlocalização é normalmente feita através de duas tecnologias em eventos. A mais conhecida delas é a tecnologia NFC (Near Field Communication), normalmente utilizada em pulseiras. Outra opção é o uso da tecnologia BLE, uma versão do bluetooth com maior economia no consumo de energia e maior alcance.

Seja qual for a tecnologia, a identificação da microlocalização dos visitantes através de beacons permite que os organizadores do evento consigam:

  • Promover networking, incentivando os visitantes a registrar presença em cada um dos pontos;
  • Mensurar a passagens de pessoas pelos estandes e palestras;
  • E gerar relatórios e mapas da movimentação do público.

Estes dados facilitam a tomada de decisão, já que oferecem um controle do tráfego do público pelos espaços do evento.

5. Hologramas

Mulher negra sentada em um sofá segurando smartphone com um holograma de uma pessoa.

Em 2013, um show de Cazuza emocionou quase 30 mil pessoas no Parque da Juventude (em São Paulo). O fato curioso é que o músico havia falecido há 23 anos. Mesmo assim, o público foi levado a fortes emoções.

Esse é um dos potenciais incríveis para o uso de hologramas em eventos. Mas não é o único. A utilização da tecnologia de hologramas, que cria imagens 3D a partir de um jogo de luzes, permite que:

  • Um palestrante possa conversar com seu público, mesmo estando a quilômetros de distância;
  • Trazer celebridades para seu evento (como no caso do show holográfico de Cazuza);
  • Criar experiências de interação com produtos e protótipos em 360º.

E os hologramas podem ser apresentados nos mais diversos tamanhos e estruturas. Formas criativas de utilizar essa tecnologia em eventos é o que não falta!

Gostou das nossas dicas de tecnologias em eventos?

Essas e diversas outras tecnologias podem ser utilizadas para engajar seu público. 

Além disso, uma empresa que oferece riqueza em tecnologias em eventos demonstra um olhar atento para o futuro e reforça sua marca como inovadora.

E nós, da Voetur Turismo, somos especialistas na organização de eventos corporativos. Apresentamos uma atuação 360° no segmento de MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) para realizar o seu evento, seja ele on-line, híbrido ou presencial.

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