
Proporcionar interações, desenvolver relacionamentos ou compartilhar conhecimentos: quais tipos de eventos corporativos são ideais para cada momento?
São muitos os encontros que podem ser promovidos pela sua organização: voltados para clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores e por aí vai…
Se você está pensando em organizar um evento empresarial mas não sabe qual é o mais adequado ao seu objetivo, continue a leitura e confira um resumo de cada um!
1. Congressos
Congressos estão entre os tipos de eventos corporativos mais comuns.
Eles são grandes encontros que geralmente duram vários dias ou até uma semana inteira. Ao longo de um Congresso, ocorrem diversas atividades, podendo variar entre palestras, debates, simpósios e outras interações.
Outro ponto é que eles podem ser classificados como internacionais, nacionais ou regionais. Isso depende da participação de integrantes de outros países em seus painéis ou comissões.
O principal objetivo desse tipo de evento é a promoção de conhecimento científico e cultural dos participantes, por isso é comum que reúnam entidades, universidades ou associações de classe.
Também é de praxe que seja estabelecida uma temática de interesse comum, incluindo a divulgação de tendências de setores específicos.
2. Convenções
É comum que entre os tipos de eventos corporativos, algumas pessoas tenham dúvidas em relação às Convenções. Elas são bem parecidas com os congressos, mas com uma participação mais intensa e com mais interação do público.
Por isso, é um tipo muito usado por equipes de vendas que querem divulgar produtos ou serviços e entidades políticas e empresariais que procuram desenvolver ações em defesa de interesses comuns.
Além dessas, também existem as Convenções comemorativas. Elas incluem atividades de confraternização e engajamento de participantes alinhados aos interesses da empresa.
3. Simpósios
O Simpósio é um dos tipos de eventos corporativos que buscam trazer reflexão e aprofundamento de um determinado assunto aos participantes.
Especialistas de uma área abordam cases ou assuntos relacionados ao tema do evento e os convidados podem tirar as suas dúvidas. Geralmente, o Simpósio conta com um moderador que intermedia e organiza essa troca.
4. Seminários
Os Seminários também se enquadram nos tipos de eventos corporativos que procuram desenvolver novas capacidades e são realizados por profissionais especializados.
Uma característica importante dos Seminários é que esses eventos costumam seguir uma metodologia mais robusta e elaborada. Isso porque o encontro tem objetivo de fazer uma análise e interpretação de casos e dados sob um ângulo científico, experimental e humano.
Para apresentação de um Seminário é preciso seguir alguns passos, como: escolha de um problema a ser trabalhado, hipóteses a serem analisadas, elaboração de um plano de pesquisa e até definição de fontes bibliográficas.
5. Workshops
Workshops também são conhecidos como oficinas.
Neles, ocorre uma espécie de treinamento, mas o público tem participação mais ativa.
Após a exposição inicial do conteúdo por algum profissional, o restante das pessoas discutem e analisam o caso de forma prática em conjunto.
Geralmente é um evento mais leve e dinâmico, sem abordar assuntos complexos.
6. Feiras
Um dos tipos de eventos corporativos mais queridos: as Feiras de negócios são perfeitas para exposição de produtos, serviços ou projetos inovadores. A principal intenção das Feiras é permitir e facilitar o networking entre profissionais de um mesmo ramo.
Geralmente é organizado na forma de stands, que podem ir desde os mais simples aos mais sofisticados.
7. Mesas-Redondas
As Mesas-Redondas costumam ser eventos de curta duração em que os participantes utilizam o tempo para promover discussões e trocas de ideias sobre um assunto específico. Cada um dispõe de um tempo determinado para expor o seu ponto de vista e depois discutem entre si.
É mais comum que elas sejam uma atividade em meio a outros tipos de eventos corporativos, como congressos e simpósios.
A presença de um moderador é importante para manter um clima de descontração, ao mesmo tempo em que estimula reflexão e o máximo de aprofundamento possível.
Esses são alguns dos principais tipos de eventos corporativos, e agora que você já conhece um pouco desse mundo, ficou mais fácil organizar e escolher o que melhor se enquadra aos seus objetivos!
Fale com a Voetur Turismo e realize todos os tipos de eventos corporativos!
A Voetur Turismo possui atuação 360° no segmento de MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) para realizar o seu evento, seja ele on-line, híbrido ou presencial.
A nossa consultoria especializada está pronta para te atender desde o momento da elaboração do briefing, análise do retorno de investimento até a seleção de fornecedores, realizando todos os tipos de eventos corporativos.
Cuidamos da seleção de espaços, cenografia, A&B, tradução e intérpretes, logística e segurança e todas as atividades relacionadas à comunicação: RSVP, credenciamento, hotsite, aplicativos de interação com participantes, agradecimentos e pesquisas de satisfação.
Clique aqui e fale com a nossa equipe e siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.
Leia também:
Viagens corporativas: 5 dicas para gerar economia
Viagens corporativas: 8 vantagens em contratar uma agência do segmento