Notícias

TMC: importância para as viagens corporativas

TMC é uma opção para quem precisa de gestão e planejamento de viagens corporativas

Uma TMC (Travel Management Company) é uma companhia especializada na gestão de viagens. As empresas desta categoria têm uma função muito importante no cenário das negociações entre empresas. Neste conteúdo, você confere o que são as TMCs e quais serviços realizam.

TMC está aqui para facilitar o processo de viagens corporativas da sua empresa

O que é uma TMC?

 

TMC é uma sigla, em inglês, para Travel Management Company. Em português significa, literalmente, companhia de gestão de viagens, que é a especialidade deste tipo de empresa.

São empresas dedicadas a garantir que as viagens realizadas pelo seu negócio aconteçam da melhor maneira possível. E, quando falamos da melhor maneira, nos referimos a:

  • Satisfação do viajante corporativo;
  • Monitoramento e suporte durante a viagem;
  • Controles, indicadores e relatórios das atividades envolvidas com a viagem.

Normalmente, TMCs são contratadas por empresas que possuem uma demanda consistente de viagens corporativas e têm seus colaboradores constantemente viajando para fora do escritório.

Diferença de uma TMC com a agência de viagens tradicional

 

Uma TMC é diferente de uma agência de viagens, apesar do nome e das atividades que se relacionam. Com raras exceções, as agências de viagens especializam-se em serviços de reservas em voos e hotéis, até mesmo pacotes com roteiros completos e personalizados, porém, não fazem uma gestão ampla da viagem. Ou seja, elas apenas oferecem soluções para um dos primeiros passos do planejamento inicial de uma jornada: a escolha destes aspectos supracitados.

Colocando de maneira mais clara, o suporte da agência de viagens é bem mais restrito que o oferecido por uma TMC. Monitoramento das viagens, serviços extras durante o trajeto e consultorias são exemplos de atividades que elas não realizam.

Duas pessoas olhando um laptop em um aeroporto

A gestão de viagens corporativas

 

Normalmente, a tarefa é realizada por colaboradores de outros departamentos. A associação dos serviços de transporte em viagens como um cuidado com o colaborador (ou até mesmo um benefício) tende a vincular essa atividade com a área de Recursos Humanos (RH). Outra área que também costuma ser vinculada às viagens dentro da empresa, por conta das promoções e eventos internos, é a de Marketing.

Porém, esses são departamentos que estão focados em outros objetivos. Dificilmente são capazes de integrar suas atividades com a gestão de viagens corporativas e isso gera gargalos, em especial sobre o monitoramento de orçamentos e do apoio aos viajantes durante o trajeto.

Idealmente, tais atividades seriam realizadas por uma equipe exclusiva para gestão de viagens. Liderada por um gestor de viagens competente, com ampla experiência na condução de roteiros nacionais e internacionais, boa rede de contatos e bom jogo de cintura.

Mas, para a grande parte das empresas, este cenário acaba não sendo tão viável. Tanto financeiramente, pelo budget necessário para manter uma equipe completa com especialistas, quanto pela dificuldade em encontrar profissionais com esse know how.

A solução recomendada é ter uma Travel Management Company (TMC) como parceira! Além das vantagens mais óbvias, relacionadas à terceirização, a TMC oferece maior alcance a uma série de serviços extras, realizados de uma maneira com mais expertise.

TMC oferece soluções especializadas em viagens corporativas

A importância de entender o seu papel

 

A movimentação de recursos em viagens corporativas só tem crescido nos últimos anos, de acordo com a Global Business Travel Association (GBTA). O ano de 2022 fechou com uma soma global de US$ 1.03 trilhão de dólares — 43% de alta em relação ao ano anterior — e estima-se que alcance US$ 1.8 trilhão de dólares até 2027.

Tratando-se dos números só do Brasil, os dados são mais otimistas e abraçam o ano de 2023. Os números são fornecidos por uma pesquisa com as agências de viagens associadas à Abracorp, que já registraram faturamento de R$ 1.255 bilhão até outubro daquele ano. O número é uma alta de 16,5% em relação ao ano anterior.

Estamos falando apenas de dados sobre viagens corporativas, ou seja, aquelas realizadas por empresas. A reforma tributária, recentemente aprovada pelo Congresso Nacional, facilitará acordos entre empresas de diferentes estados. A tendência é que isso expanda as negociações (e as viagens) para negociações dentro do Brasil.

Se você está lendo esta matéria, provavelmente sua empresa já tem ou está criando um fluxo constante de viagens. Então, estabelecer boas parcerias com uma TMC tem impacto direto no futuro da sua organização.

Quais são os serviços prestados?

 

O conjunto de serviços prestados por uma TMC podem variar muito de uma organização à outra, tanto pelo porte de cada uma quanto pelas diferentes demandas.

Entre os serviços que uma TMC pode oferecer, estão:

Esses são apenas alguns exemplos do que uma TMC pode oferecer para sua organização, porém, é importante ter em mente que ela é uma parceira em praticamente todas as atividades que envolvem a gestão das viagens e eventos corporativos dentro da sua empresa.

A intenção é permitir que você e os colaboradores de sua empresa se preocupem apenas com os negócios da organização ou com lazer (em caso de viagens de bleisure).

Como a Voetur Turismo pode auxiliar o seu negócio como uma TMC

 

Percebeu que ter uma TMC como parceira é ideal para seu negócio? Conheça melhor as soluções da Voetur Turismo!

Estamos posicionados entre as 10 principais TMCs do país, temos representantes em dezenas de países e oferecemos tecnologia de ponta para te manter no controle de tudo que precisa em relação a viagens.

Leia mais:

Se você gostou desse conteúdo e quer conferir várias outras informações úteis sobre eventos ou viagens corporativas, não deixe de conferir nosso blog e nos acompanhar nas redes sociais.

Nos siga no: Instagram | Facebook | Linkedin

Leave a Reply