TecnologiaTravel techTurismo

Travel tech: o que é esse conceito?

reunião com diversos colaboradores sentados em uma mesa.

Começamos o texto com uma simples pergunta: você sabe o que é travel tech?

Não é novidade que o mundo está passando por uma revolução digital, e o setor do turismo e viagens corporativas não poderia ficar de fora dessa transformação.

O conceito de travel tech é usado para definir empresas essencialmente de tecnologia que de alguma forma atuam no segmento. O principal motor de aceleração é o uso intensivo de tecnologia em seus negócios.

As travel techs podem ser comparadas com as fintechs, no mercado financeiro. O Nubank, por exemplo, conta com mais de 35 milhões de correntistas, não possui agência física e é considerado o melhor banco do Brasil pelo World’s Best Banks 2022 da Forbes.

Seguindo esse exemplo, a transformação digital deve ser cada vez mais uma prioridade da agência dos executivos e diretores de organizações que não querem ficar para trás em relação à concorrência.

Existe mais de um tipo de Travel Tech?

As mais conhecidas travel techs são as agências de viagens on-line, também conhecidas como OTAs. Elas digitalizam a experiência de compra de viagens, disponibilizando passagens aéreas, hotéis e pacotes para diferentes destinos.

As hotel solutions auxiliam as hospedagens com a implementação de processos tecnológicos e automação nas vendas diretas, tarifas, relacionamento com o hóspede e pagamentos. Elas possibilitam que eles consigam realizar uma venda direta e assim aumentem o seu lucro reduzindo comissões.

Tablet mostrando serviço de uma OTA, um exemplo de travel tech.

Existem ainda outros tipos de travel tech, como plataformas de viagens corporativas de self-booking e até de acompanhamento de despesas dos viajantes.

Resumindo, é possível considerar qualquer empresa de tecnologia focada no segmento de turismo como uma travel tech.

Usar soluções tecnológicas torna uma agência de viagens uma Travel Tech?

Não é bem assim: o fato de ter um site institucional ou oferecer soluções de terceiros aos viajantes não transforma uma agência de viagens em travel tech. Não basta usar tecnologia, é preciso ter ativos de tecnologia.

Pessoa segurando lupa à frente com notebook ao fundo, simbolizando a tecnologia das travel tech.

Um time de pessoas de pesquisa e desenvolvimento que atue constantemente na sua evolução também é necessário para melhorar cada vez mais a experiência de compra do cliente.

Necessidade de uma experiência realmente diferenciada

Ficou claro que empresas que querem se manter relevantes precisam atender às expectativas de novas maneiras atualmente: apenas um bom atendimento não basta. É preciso oferecer soluções que reduzam o custo e que permitam que viajantes realizem a gestão da sua viagem de forma on-line.

A concorrência deve aumentar com o passar dos anos. A tendência é que empresas que não são do segmento passem a ofertar passagens aéreas, hospedagens e experiências, como é o caso do Banco Inter e da Rappi Travel.

Turista com tablet na mão sorrindo.

O turismo tem grande importância no setor da economia mundial: uma pesquisa realizada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) identificou que a atividade turística movimentará cerca de US$ 8,6 trilhões em 2022, correspondendo a aproximadamente 10% de todo o PIB mundial.

O setor se recupera rapidamente dos impactos da pandemia e promete atrair a atenção de grandes players do mercado. Imagine que em alguns anos podemos ter um Mercado Livre como um dos maiores concorrentes das agências de viagem.

Reduza os custos de viagens da sua empresa com a Voetur Turismo

Gostou de entender mais sobre o conceito de travel tech?

Com a Voe Tech, a Voetur Turismo oferece uma experiência end-to-end em viagens corporativas, eventos, mobilidade e lazer, conceitos trabalhados de forma transversal que resultam em satisfação total do usuário.

Por meio de competências tecnológicas combinadas a um perfil consultivo de atendimento, o time mapeia as necessidades de cada cliente e oferece as ferramentas mais adequadas para cada perfil.

Profissional de atendimento sorrindo para a câmera com headset

O nosso sistema de reservas e emissões on-line apresenta comparativo de tarifas em múltiplos agregadores de conteúdo, fluxos de aprovação de viagens simplificados, acordos comerciais centralizados e possibilita o cadastro de múltiplos CNPJs e centros de custos, sem cobrança extra para o cliente.

A sua empresa poderá contar com a nossa assessoria especializada para a emissão de passaportes e vistos, configuração de políticas de viagens e controle de desvios, reservas de grupos e viagens a lazer.

Além disso, oferecemos atendimento multicanal, emergencial, suporte ao sistema e ouvidoria.

Confira mais sobre os nossos serviços aqui e fale conosco para saber como podemos auxiliar com uma gestão de viagens mais eficiente para a sua organização.

Leave a Reply