ColaboradoresTurismoViagens de Incentivo

Viagem de incentivo: o que é e como premiar o colaborador com uma?

Pessoas dando as mãos animadas, em sinal de confiança.

Você sabe o que é viagem de incentivo?

Tem algo melhor do que ser recompensado pelo bom trabalho e todo o esforço realizado no âmbito profissional? Para não ficar apenas nos elogios e bônus comuns a todos os colaboradores, muitas empresas vêm optando por premiar bons desempenhos com viagens!

Quer saber mais sobre essa ação de endomarketing? Então continue a leitura para conferir o que é viagem de incentivo e veja dicas de como implementá-la!

O que é uma viagem de incentivo?

A viagem de incentivo é uma forma de premiar os funcionários de uma organização por um desempenho de destaque ou pelo alcance de uma meta importante.

Ela tem se mostrado uma poderosa ferramenta motivacional: olhando para o futuro do local de trabalho, uma pesquisa mostra que 3 de cada 4 funcionários da geração Millenium também querem mais experiências do que bens tangíveis e 17% querem a oportunidade de compartilhar recompensas com colegas.

Assim, mais do que um bônus anual, ela tem cada vez mais a capacidade de reconhecer esforços e motivar as equipes a executarem um trabalho de alto nível com foco em resultados.

Troféu sendo erguido como símbolo da premiação de uma viagem de incentivo.

Mais do que passagens e hospedagem gratuitas, a viagem de incentivo deve ser uma experiência marcante em que os colaboradores podem compartilhar momentos especiais.

Um ponto importante a se observar é que, mesmo a premiação parecendo um custo alto em um primeiro momento, parte das despesas da viagem estarão cobertas pelos maiores lucros que a empresa obteve após a grande aderência dos funcionários.

Principais desafios para a premiação

Os principais desafios para a implementação de viagens de incentivo tendem a estar relacionados a orçamentos apertados e a executar um programa eficaz que demonstre algum nível de retorno.

Algumas boas práticas para uma política de incentivos eficiente são:

  • Critérios de ganho e seleção devem estar vinculados aos objetivos do negócio e com metas possíveis de serem alcançadas;
  • A comunicação sobre o programa de viagem de incentivo e o progresso dos colaboradores deve ser clara e com avaliações de desempenho periódicas;
  • O programa deve ser a verdadeira motivação para os funcionários, com destinos desejáveis e tempo de lazer para os ganhadores;
  • A diretoria e a gerência devem atuar como porta-vozes para reforçar o compromisso da empresa com o programa de recompensas;
  • A apresentação de resultados deve ser transparente, com relatórios disponíveis para que os times possam acompanhar o desempenho geral;
  • Deve haver oportunidades de trabalho em rede, evitando promover um ambiente de trabalho puramente competitivo;
  • Os ganhadores devem estar constantemente motivados a continuar com um alto nível de produtividade.

Agora que você já sabe o que é viagem de incentivo e as suas boas práticas, veja alguns pontos-chave para te ajudar na organização do projeto.

Conheça seus colaboradores

Uma boa ferramenta para que a viagem de incentivo cumpra seu papel, é uma pesquisa com os colaboradores para descobrir mais sobre seus gostos e interesses.

Colaboradoras sentadas em frente a um notebook, com copos na mão, conversando.

De acordo com a faixa etária ou estilo de vida, você pode elaborar um roteiro mais personalizado que contemple a personalidade dos contemplados.

A escolha dos destinos importa

Mão de pessoa colocando um PIN em um mapa, simbolizando o destino de uma viagem de incentivo.

Aplicando a nossa primeira dica, você poderá escolher qual será o destino da viagem.

Uma boa opção é escolher um resort que oferece a modalidade all inclusive: além das diversas atividades propostas na própria hospedagem, os viajantes não precisam ter gastos extras para ir a restaurantes ou bares.

A experiência deve ser completa

Show lotado, com várias mãos erguidas celebrando, simbolizando um tipo de premiação de viagem de incentivo.

O simples fato de oferecer passagens ou a acomodação não basta para uma viagem de incentivo. O objetivo é incentivar verdadeiramente o seu colaborador, não é? Deixe essa experiência marcada positivamente na mente deles.

É possível propor desde pequenos brindes a grandes atividades, como por exemplo: kit de boas-vindas, passeios turísticos, ingressos para shows ou espetáculos, um dia de spa, etc.

Planejamento é essencial em um programa de viagem de incentivo

Um bom planejamento evita imprevistos e demais transtornos que podem afetar todo o objetivo de uma viagem de incentivo.

Elabore um orçamento completo, monte o cronograma, faça as reservas com antecedência para conseguir os melhores preços. Quanto antes você acertar os detalhes, mais barata a sua viagem pode ficar.

Divulgue a sua campanha de viagem de incentivo

Não adianta apresentar um programa de viagem de incentivo superbacana e deixá-lo cair no esquecimento. É preciso de uma divulgação constante!

Notebook com ícones de e-mail em cima dele.

Reforce a campanha nas reuniões de time, publique na sua intranet, envie comunicados internos e cole até no mural da área. Lembre os colaboradores dos resultados que estão sendo alcançados para que fiquem realmente engajados na ação.

Organizamos a viagem de incentivo para a sua empresa!

Gostou de saber o que é viagem de incentivo e como implementar essa premiação na sua empresa? Então que tal oferecer esse tipo de recompensa para os seus funcionários?

Fale com a Voetur Turismo: contamos quase quatro décadas de experiência em viagens corporativas e de lazer!

Com três escritórios no Brasil e mais de trezentos colaboradores, temos orgulho de servir clientes de pequeno, médio e grande portes, nacionais e internacionais, nos mais diversos segmentos de mercado. Navegue pelo nosso site e saiba mais!

Leave a Reply