Notícias

Viagens de lazer podem compor o pacote de benefícios aos colaboradores

By 19/04/2022 No Comments
viagem como benefício

Iniciativas voltadas à retenção de talentos são essenciais para a sobrevivência de qualquer perfil de empresa. Uma das estratégias consolidadas é a oferta do pacote de benefícios para os funcionários, que incluem vale-refeição, plano de saúde, auxílio para o transporte, bolsas de estudos e muito mais. Afinal, garantir o bem-estar do colaborador traz fidelidade, diminui o turnover e reforça o alinhamento aos valores corporativos.

Uma alternativa eficaz nesse sentido é incluir viagens de férias no pacote de benefícios dos colaboradores! A estratégia vem sendo adotada por muitas corporações devido ao resultado subjetivo, já que denota a preocupação da empresa em manter a saúde física e mental e priorizar a qualidade de vida de seu quadro funcional, inclusive durante os momentos de lazer em família.

O próprio conceito de saúde corrobora com essa premissa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu, em 1946, saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Nesse sentido, os benefícios das viagens estão mais do que comprovados e foram colocados à prova durante a pandemia. Há diversos relatos de aumento nos quadros de ansiedade e outros transtornos mentais relacionados à restrição prolongada nos deslocamentos.

Uma pesquisa feita pelo Dr. Jens Pruessner, professor do Departamento de Psiquiatria do Douglas Institute & McGill University, no Canadá, relacionou o hábito de viajar à diminuição do estresse o que, por sua vez, ajuda a minimizar distúrbios do sono e até a prevenir doenças crônicas e ganho de peso. “O estresse desequilibra o corpo e, ao sair de férias, você dá ao seu corpo a chance de retornar ao seu estado normal”, resume o estudo.Assim, oferecer descontos e promoções para subsidiar a viagem de férias dos seus funcionários acaba sendo um ótimo negócio para as corporações que terão um quadro funcional mais saudável, disposto e resiliente. Dependendo do destino escolhido, a viagem também pode contribuir para a melhora de atributos como criatividade, adaptabilidade, gerenciamento de tempo e relacionamento interpessoal. Isso sem falar no ganho em repertório e no humor!

Não existe uma receita pronta, mas é possível criar políticas de viagens adaptadas a diferentes realidades, com regras claras e comunicadas de forma transparente aos times. Conte com a expertise da Voetur para criar a melhor opção para o seu negócio!

 

Leave a Reply