Viagens corporativas

Viajar sozinha: 5 dicas de segurança

Viajar sozinha pode ser um desafio, mas é uma experiência inesquecível

Embarcar para viajar sozinha é um ato de coragem e autoafirmação. Seja a trabalho, por lazer ou como rito de passagem por um grande evento na vida, as mulheres estão (cada dia mais) conhecendo o mundo sozinhas.

Neste conteúdo, vamos embarcar no quão valiosa pode se tornar a jornada solo, e contamos 5 dicas para viajar sozinha em segurança.

Mulher, vista de costas, andando em um pier

Por que viajar sozinha?

 

Viajar sozinha permite uma experiência incrível e muito recompensadora.

Isso pode ir contra o senso comum, já que viajar sozinha envolve abdicar de certos benefícios quando se tem um colega de viagem, como companheirismo, dividir contas, compartilhar momentos e maior segurança.

Porém, de acordo com dados da pesquisa Female Travel Survey, mais da metade das mulheres (53%) viajam sozinhas porque querem não é porque precisam ou não tiveram com quem ir.

São vários os motivos que levam a decisão de uma viagem solo. Não é achismo, pois a mesma pesquisa foi em busca destes motivos:

  • liberdade e flexibilidade;
  • se afastar por um tempo da rotina e responsabilidades;
  • relaxar, cuidar de si e aproveitar o tempo livre;
  • e ter a oportunidade de desafiar-se.

Na América Latina, os números de viajantes solo surpreendem: em uma pesquisa feita pela Booking, 62% das latino-americanas entrevistadas revelaram já ter feito ao menos uma viagem solo para outro país.

Na mesma pesquisa, apenas 22% mencionaram a falta de companhia como fio condutor da decisão.

Então a questão é: por que não viajar sozinha?

Como viajar sozinha pela primeira vez?

 

Será mesmo que, na falta de companhia ou encaixe de agenda, você deveria apenas aguardar em casa e abdicar de suas próprias aventuras? É importante lembrar que viagens são oportunidades ricas em memórias e experiências incríveis.

O medo diminui com o tempo, como aponta também a pesquisa da Female Travel Survey. Entre as viajantes, o medo cai de 75% (entre mulheres viajando sozinhas pela primeira vez) para 53% entre aquelas com mais de dez viagens. Afinal, a cada viagem esse medo vai sendo substituído por mais autonomia e autoconfiança.

Mas, como todo e bom desafio, isso exige um certo planejamento.

Para te ajudar nesta etapa, trouxemos 5 dicas para garantir a sua segurança ao viajar sozinha. Confira:

1. A polidez nunca é mais importante que a segurança

 

Qualquer pessoa — mas em especial mulheres — tendem a priorizar a boa educação ao invés da própria segurança. Não tenha medo de soar ‘agressiva’ ou de ouvir que está sendo ‘exagerada’.

Confie mais na sua intuição e menos no que os outros vão pensar. Seja mais gentil consigo mesma.

2. Pesquise sobre o destino e familiarize-se com golpes locais

 

Sabe aquela voz dentro de você que diz que, se você pesquisar demais sobre o seu destino você vai apagar o encanto da novidade e criar falsas expectativas? Pegue esse pensamento e descarte-o.

Saiba de antemão quais são os locais a se evitar e os golpes mais comuns contra turistas na região. Uma pesquisa prévia também te ajuda a encontrar roupas confortáveis sem ferir tradições, culturas e regras locais.

Estas são apenas algumas informações valiosas que uma boa pesquisa do destino fornece, essenciais na hora de viajar sozinha.

3. Conheça outras pessoas que vão para o mesmo destino

 

Para mulheres que planejam viajar sozinhas, é uma ótima ideia conhecer outras pessoas que também estão indo para o mesmo destino antes de partir. Isso não só adiciona uma camada extra de segurança, mas também pode resultar em novas amizades e experiências compartilhadas.

Conectar-se com outros viajantes pode tornar a aventura mais emocionante e confortável, proporcionando insights valiosos e a chance de explorar juntos. É uma maneira maravilhosa de ampliar horizontes e tornar a viagem ainda mais memorável!

4. Faça uma aula e passeio a pé nos primeiros dias

 

Dica bacana de um artigo da escritora Kristin Addis. Nele, ela comentou que sempre procura aulas de dança nas cidades para onde vai viajar sozinha.

É uma oportunidade de se divertir e conhecer moradores locais que podem (e provavelmente irão) dar ótimas dicas de lugares para ir, locais para evitar e podem se tornar ótimos amigos de viagem.

Não é difícil encontrar aulas livres em destinos turísticos, mesmo em lugares menos conhecidos, dos mais diversos assuntos: artesanato, culinária, dança, música e até mesmo um curso de um ou dois dias do idioma local.

Também vale muito a pena comprar passeios a pé e guiados pela cidade. Com o apoio de guias experientes, você conhecerá melhor as ruas e os principais pontos de referência. Serão informações úteis caso se perca nas redondezas.

Leia mais:

5. Itens que não podem faltar na sua bolsa

 

Essa dica é tripla. São três itens que vão além do básico e te ajudam a escapar de situações difíceis.

A primeira delas é muito importante se o seu destino é um país cujo idioma você não domina. Peça sempre, assim que chegar no balcão do hotel, um cartão com os dados da sua acomodação (nome do hotel, endereço e até o número do quarto). Caso você fique perdida, entregar esse cartão a um motorista ou guia vai te ajudar bastante.

O segundo item indispensável é uma doleira, principalmente se você planeja andar bastante a pé durante sua jornada. Este acessório permite você alcançar documentos ou dinheiro de uma maneira mais fácil, além de ser mais escondido que uma bolsa normal, para você fazer seus passeios sem preocupações. E claro, recomendamos também sempre ficar atenta quando estiver na rua, principalmente com os seus pertences.

Outro item considerado indispensável ao viajar sozinha mundo afora é ter sempre um carregador de celular com você. Nunca se sabe quando você terá que contatar alguma outra pessoa, e ficar sem bateria durante uma viagem solo pode ser uma situação complicada. Um power bank, um carregador portátil, também é uma boa ideia.

Closeup de um smartphone, mostrando um app de segurança

Viajar sozinha não é difícil, mas toda ajuda é bem-vinda!

 

Uma dica valiosa que ficou de fora da lista, mas que vale a pena ser citada é a de procurar outras mulheres que estão viajando. Um fato inegável é que mulheres cuidam de outras mulheres. Inclusive, mantenha sua melhor amiga ou um familiar sempre informado sobre seus itinerários.

Nós, da Voetur Turismo, somos especialistas, com décadas de experiência, em viagens corporativas e de lazer. Entre nossos principais serviços estão o suporte 24 horas e 7 dias por semana em todas as etapas da jornada da viajante.

Nossas equipes de especialistas sempre estão de prontidão, tanto para oferecer suporte durante a viagem quanto preparar você e suas colegas de sua organização para qualquer destino do mundo.

Ficou interessada em viajar sozinha? Então confira aqui nossas soluções e vamos agendar um café!

Se você gostou desse conteúdo, tem dúvidas ou tem alguma dica para sugerir, comente aqui embaixo.

Leia mais:

Não deixe de nos seguir nas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin

Leave a Reply