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Você sabe a diferença entre Travel Tech e TMC?

By 04/01/2022 No Comments

O universo de viagens corporativas é repleto de siglas que remetem a indicadores, ferramentas, tecnologias e sistemas de trabalho. Quem está começando na área precisa se familiarizar rapidamente com essa profusão de termos como OBT, OTA, ERP, TMC e outros que fazem parte do vocabulário desse segmento de negócios.

Há alguns anos, esse universo acolheu a chegada de um novo personagem: as chamadas travel techs. Em síntese, elas são empresas de tecnologia que estão intrinsecamente ligadas ao setor de viagens e turismo. Mas é quando as siglas se misturam em uma mesma sentença que a confusão começa. Uma das dúvidas mais comuns é na relação entre Travel Management Companies (TMCs) e travel techs.

Uma TMC pode ser considerada também como uma travel tech? A resposta simples é: não necessariamente. Uma TMC passa a ser considerada uma travel tech quando, além de cumprir com a gestão de viagens de seus clientes, ela começa a oferecer a eles ferramentas tecnológicas para auxiliar nos processos e fluxos que resolvam obstáculos em viagens, turismo e mobilidade. É o caso da Voetur Turismo que somou essa oferta de inovação à expertise de 37 anos no gerenciamento de viagens e eventos corporativos para empresas públicas e privadas de diferentes setores.

A vantagem de mesclar os dois conceitos está em uma jornada otimizada, com total entendimento das necessidades do cliente e melhora na experiência oferecida ao viajante corporativo no pré, durante e após a viagem. O usuário tem acesso à tecnologia de ponta, fornecida pela travel tech, mas não deixa de contar com o toque humano do atendimento da TMC, o que ajuda a liberar o tempo do gestor em ações operacionais para que ele se dedique a aspectos ligados à estratégia do negócio.

O mercado de turismo representa 10% do PIB mundial, segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, da sigla em inglês), mas ainda é pontuado por gaps relacionados à falta de automação, tanto no segmento de lazer quanto no corporativo. Solucionar essas lacunas é a função primordial das travel techs. De acordo com a Associação Global de Viagens de Negócios (GBTA, da sigla em inglês), o investimento global nesse modelo de negócio somou US$ 30 bilhões em 2020.

A Voetur Turismo oferece uma experiência end-to-end em viagens corporativas, eventos e mobilidade, conceitos trabalhados de forma transversal que resultam em satisfação total do usuário. Por meio de competências tecnológicas combinadas a um perfil consultivo de atendimento, o time mapeia as necessidades de cada cliente e oferece as ferramentas mais adequadas para cada perfil.

Neste vídeo, o gerente comercial Marcel Gibin explica as principais diferenças entre os termos e destaca a experiência da Voetur para combinar os dois mundos e apoiar o crescimento dos negócios dos clientes. Assista:

 

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